quarta-feira, 1 de abril de 2015

Copa-Cogeca defende medidas para garantir sobrevivência do setor leiteiro sem quotas


por Ana Rita Costa
31 de Março - 2015
 
As quotas leiteiras na União Europeia terminam hoje (31 de março) e têm sido vários os debates acerca da sobrevivência do setor e dos pequenos produtores daqui para a frente. A Copa-Cogeca foi uma das associações que quis contribuir para a discussão e publicou recentemente um conjunto de medidas que acredita serem "essenciais" para a sobrevivência do setor no 'pós-quotas'.

Mansel Raymond, Presidente do grupo de trabalho 'Leite e Produtos Lácteos' criado pela associação, referiu que "depois da supressão das quotas, os produtores de leite continuarão a estar expostos à volatilidade do mercado à escala mundial, que é um fenómeno permanente e um fator de risco para as explorações agrícolas, para além de ter um grave impacto sobre o investimento."

Pekka Pesonen, Secretário-geral da Copa-Cogeca, defendeu, por sua vez, que "nesta nova época sem quotas devem estabelecer-se as ferramentas adequadas para ajudar os produtores e as cooperativas de leite a limitar os sues efeitos. São necessários novos instrumentos de gestão dos riscos, como por exemplo, medidas que fomentem o desenvolvimento dos mercados e que reduzam a volatilidade do mercado."

Sem comentários:

Enviar um comentário