quinta-feira, 2 de abril de 2015

Adega Cooperativa do Cadaval com menos uva em 2014

01-04-2015 

 
A Adega Cooperativa do Cadaval fechou 2014 com cerca de 2,7 milhões de litros de vinho escoados, que resultam numa quebra de 25 por cento na produção desta cooperativa e num volume de facturação de 1,5 milhões de euros, menos 900 mil euros que em relação a 2013.

No ano passado a adega do Cadaval recebeu 4.700 toneladas de uva, menos 700 toneladas do que tinha recebido em 2013, mas exportou cerca de 30 por cento da sua produção.

Este resultado explica-se, segundo um comunicado da cooperativa, devido às «condições climáticas difíceis e pelo fenómeno que é a reestruturação das vinhas». Mas Leopoldo Neves, recentemente eleito presidente da direcção, mostra-se optimista quanto ao novo ano. «Penso que agora a produção vá começar a aumentar, visto que há aí muitas vinhas novas, no entanto só ao cabo de dois a três anos é que uma vinha reestruturada recomeça a produzir», disse.

Este dirigente não quis, porém, revelar os resultados líquidos da Adega Cooperativa do Cadaval. Esta instituição, que conta 51 anos de existência, elegeu os seus novos órgãos sociais no passado dia 9 de Janeiro.

Da eleição resultou a escolha de Leopoldo Neves para a presidência da cooperativa. Este é o terceiro mandato do actual presidente, que antes havia sido vogal e depois vice-presidente. Foram ainda eleitos Joaquim Santos, vice-presidente; António Oliveira, secretário e Fernando Silva, presidente da Assembleia Geral.

A adega conta com 1.300 associados efectivos, mas apenas 350 são activos, isto é, que entregam uvas.

O vinho cadavalense está presente em seis países, nomeadamente, Noruega, Estados Unidos, Canadá, Brasil, China e Argélia, estando actualmente a tentar entrar no mercado moçambicano.

No último ano esta adega cooperativa foi distinguida com a medalha de prata no Concurso de Vinhos de Lisboa 2014 e as medalhas de bronze no 31.º Festival do Vinho Português do Bombarral e no 1.º Concurso Nacional de Vinhos do Crédito Agrícola.

Fonte: gazeta das caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário