terça-feira, 3 de março de 2015

Reino Unido precisará de importar metade dos seus alimentos, dentro de uma geração



Fevereiro 26
14:52
2015

A organização de agricultores ingleses (NFU – National Farmers Union), alertam que a auto-suficiência alimentar do Reino Unido está em perigo, devido ao aumento da população e ao decréscimo da produtividade da actividade agrícola.

Durante o seu congresso anual, os agricultores anunciaram que vão pedir ao Governo que tome medidas para incentivar o investimento na actividade agrícola e desenvolver um plano que garanta a auto-suficiência do país.

O Governo terá de decidir se quer que o mercado seja inundado por produtos de países terceiros com menor qualidade ou se quer manter os padrões de qualidade dos produtos britânicos.

O Presidente da NFU aponta a regulação comunitária e do Reino Unido, que colocarem muita ênfase nas questões ambientais, em detrimento da produtividade das explorações agrícolas.

Na década de 80, os níveis de auto-suficiência situavam-se nos 80%, valor este que tem vindo a decrescer para os 60% desde o início dos anos 90.

Um exemplo dado pela NFU foi a abundância de leite nos mercados internacionais, que levou a um afundamento dos preços nos produtores, ameaçando, assim, a continuidade da actividade para muitos deles.

O Governo responde dizendo que está a trabalhar em várias medidas, como a abertura de novos mercados para exportação, o incentivo para que escolas e outros organismos públicos, assim como os consumidores em geral, comprem produtos nacionais e o investimento em tecnologias de ponta, como tractores guiados por GPS.

Sem comentários:

Enviar um comentário