quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bragança recebe Jornadas de Lúpulo e Cerveja


por Ana Rita Costa
16 de Junho - 2015
 
Realiza-se no próximo dia 14 de julho, em Bragança, as Jornadas de Lúpulo e Cerveja, iniciativa organizada pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) em parceria com a BRALÚPULO.

O evento realiza-se na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e pretende debater temas como "Produção e mercado do lúpulo", "História do lúpulo em Portugal – Caracterização do setor produtivo atual", "A UNICER – uma ligação histórica entre a indústria e a produção. A importância do lúpulo no processo cervejeiro. Variedades de amargo e de aroma", "A cultura do lúpulo em Bragança. Aspetos agronómicos inovadores e potencial de expansão", "Biotecnologia associada ao lúpulo: técnicas de propagação e estudos de adaptação", "Novos mercados potenciais para o lúpulo - cervejaria artesanal", "Tecnologias de extração e preservação de essências. Desenvolvimento agroindustrial e transferência de tecnologia", "Extração de produtos naturais utilizando CO2 supercrítico", "Promoção da cultura do lúpulo em Espanha", "Extratos e compostos naturais de produtos de montanha com propriedades bioativas" e "Política Agrícola Comum 2014 – 2020. Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020. Parcerias Europeias de Inovação (PEI). Transferências de Tecnologia".

No dia 15 de julho realiza-se ainda um Workshop de Cerveja Artesanal dirigido a cervejeiros e a apreciadores de cerveja artesanal que ainda não tenham tido oportunidade para aprender a produzi-la. O objetivo "é divulgar o processo de fabrico de cerveja de alta qualidade, de uma forma simples, rápida, sem grandes custos e acessível a todos", refere a organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário