quinta-feira, 18 de junho de 2015

UE: Mercados do açúcar directos ou indirectos devem ter sistemas de informação de preços independentes

16-06-2015 
  
A partir de 2017, desaparecem as quotas de açúcar na União Europeia e, por conseguinte, algumas normas chave do mercado vão mudar, como é o caso do sistema de informação de preços e controlo das exportações.

Na reunião do próximo dia 25 de Junho com o recentemente criado Grupo de Especialistas do Açúcar, na qual participam os Estados-membros e a Comissão Europeia, o fim das quotas será um dos temas em debate.

Actualmente, há dois mercados de açúcar claramente distintos, o mercado do uso directo do açúcar em alimentos e o de uso indirecto, como a fermentação, etanol e exportação. A Confederação de produtores europeus de levedura (COFALEC) defende que ambos os mercados devem ser monitorizados separadamente, mediante dois sistemas de informação de preços e com folhas de balanço actualizadas regularmente.

Na opinião da COFALEC, o desaparecimento das quotas de açúcar vai gerar um deslocamento da produção, com redução das culturas de beterraba em algumas zonas e aumento noutras, pelo que é necessário que o mercado seja o mais transparente possível.

De referir que os produtores de leveduras compram cerca de 800 mil toneladas equivalentes a açúcar por ano, das quais 80 por cento provenientes da União Europeia.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário