quinta-feira, 18 de junho de 2015

Portugal quer exportar 900 milhões de euros de vinho por ano

17-06-2015 
  
O vice-primeiro-ministro Paulo Portas quer ver Portugal a exportar 900 milhões de euros de vinho por ano e destacou que as empresas estão a investir 100 milhões de euros anuais no sector, em parte para apoiar as exportações.

«Há quatro anos, exportávamos pouco mais de 600 milhões de euros de vinho por ano. Neste momento já estamos a exportar 730 milhões de euros, é um crescimento de 20 por cento», afirmou Paulo Portas, após uma visita ao salão internacional do vinho e das bebidas espirituosas de Bordéus, a Vinexpo.

O objectivo é agora chegar aos 900 milhões de euros, aproveitando também, segundo Paulo Portas, o novo quadro comunitário «para as empresas se internacionalizarem mais e exportarem mais».

Uma hora e várias provas depois de percorrer o mapa das regiões portuguesas em vinhos, o vice-primeiro-ministro elogiou as empresas que «competem de igual para igual» em feiras internacionais e comentou que o vinho é um dos «pilares das exportações» portuguesas.

«Temos de ter a noção que 20 por cento das exportações portuguesas são agro, sectores e dentro dos produtos agrícolas o vinho é o terceiro produto alimentar que Portugal mais e melhor vende no estrangeiro», declarou.

O governante salientou que «os fundos comunitários têm de ser colocados junto do investimento» e acrescentou que os investidores no sector do vinho investem, por ano, cerca de 100 milhões de euros, parte dos quais «para exportar».

Paulo Portas apontou o exemplo de França, país líder no mercado de vinho e que acolhe a Vinexpo, para onde Portugal exporta, por ano, 80 milhões de euros só em vinhos do Porto e do Douro.

Sublinhando que o «vinho não é um produto ultrapassado» e que «quando é antigo é bom», o vice-primeiro-ministro notou que «há muita gente no mundo a querer consumir vinho português» e que as empresas têm actualmente capacidade de fazerem promoção comercial e marketing.

Paulo Portas destacou que estão 80 empresas portuguesas numa das maiores feiras do mundo dedicada ao sector e que não pretende ser apenas uma vitrina: «os produtores estão aqui para fazer negócio».

Apelos aos «bons negócios» foram aliás as palavras mais repetidas pelo governante aos expositores durante a visita, em que aproveitou também para elogiar a qualidade dos vinhos portugueses junto de alguns interessados estrangeiros.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário