quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vinho absorve um quinto dos fundos comunitários para apoio ao investimento

O vinho absorve cerca de 20% das verbas de apoio ao investimento na agricultura, disse hoje o secretário de Estado da Agricultura, salientando que tem havido «uma aposta muito grande na reestruturação da vinha».

José Diogo Albuquerque, que falava aos jornalistas após uma visita ao salão Vinexpo, que decorre em Bordéus (França) sublinhou que os viticultores estão a apostar em castas mais competitivas e a direcionar o investimento para a renovação das adegas e para produtos mais inovadores
«Quando vemos aqui, por exemplo, vinho do Porto 'rosé', isso é inovação», exemplificou.
Além dos apoios para a reestruturação da vinha e das adegas, o setor tem também procurado apoios à exportação e à participação em feiras.
"Temos à volta de sete milhões de euros por ano de apoios à promoção e à participação em feiras e o setor aproveita totalmente", adiantou ainda o secretário de Estado, comentando que "o vinho é um sério candidato à despesa do PDR, o programa comunitário de apoio ao desenvolvimento rural que sucedeu ao PRODER.
José Diogo Albuquerque acredita que a área de vinha vai aumentar cerca de 1% ao ano, na sequência da mudança do regime de autorização para a vinha, o que considerou ser positivo para Portugal, desde que "o crescimento [da vinha] na União Europeia não seja disparatado".
Por isso é que, acrescentou, Portugal sempre lutou para que não houvesse uma liberalização completa dos direitos de plantação, para que houvesse um crescimento sustentado".
Cerca de 80 empresas portuguesas participam este ano na Vinexpo, que decorre na cidade francesa de Bordéus até quinta-feira, representando um setor que exportou quase 730 milhões de euros em 2014.
Em 2014, o setor dos vinhos em Portugal exportou cerca de 730 milhões de euros, um aumento de 1,2% face ao ano anterior e, entre 2011 e 2014, as empresas portuguesas ganharam 10 novos mercados de exportação, tendo agora presença em 138 países, segundo dados avançados pelo Governo.
Dinheiro Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário