quarta-feira, 22 de julho de 2015

Indústria Alimentar: inovação aumenta o desafio para a análise de riscos



 20 Julho 2015, segunda-feira  IndústriaIndústria alimentar

O setor alimentar é um dos que maior peso tem no seio da União Europeia e é encarado como um setor-chave para fomentar a criação de emprego, caso consiga continuar a desenvolver novas tecnologias e produtos.
O Comissário Europeu de Saúde Vytenis Andriukaitis está, assim, convencido de que a indústria alimentar pode contribuir para o plano do Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, de transformar a Europa, criando mais empregos e promovendo uma maior prosperidade.
Wim Debeuckelare, diretor legislativo da DG Sante, afirma, por seu lado, que «podemos contar com a European Food Safety Authority (EFSA) para fazer a necessária avaliação de risco. Quando tivermos a avaliação do risco, então ainda precisaremos, de acordo com as nossas regras, de considerar os benefícios e necessidades tecnológicas. A proporcionalidade é algo que se deve ter em mente. Precisamos de analisar para saber se o risco potencial realmente supera os benefícios».
Tobin Robinson, chefe do departamento de Estratégia de Ciência e Coordenação da EFSA, destacou as dificuldades que a Agência tem para a avaliação do risco. Por exemplo, sempre que a EFSA está a estudar o potencial risco para os seres humanos de um resíduo químico ou um metal pesado, a avaliação tem de incluir como o mesmo também afeta a qualidade da água e do ar e como se desenvolve em diferentes situações.
O representante da EFSA pediu mais e melhor tecnologia disponível para os especialistas que realizam as avaliações de risco e enfrentam, constantemente, novos desafios. Estes prendem-se, sobretudo, com novos alimentos, nano tecnologia e a clonagem de animais.
«Aqui, novamente, precisamos ter certeza de que a segurança alimentar não é um travão à inovação», terminou Robinson.
Gert Meijer, adjunto de Regulamentação e Assuntos Científicos da Nestlé, disse que, no momento, reduzir a pegada ambiental e melhorar a qualidade das matérias-primas, são alguns dos desafios mais importantes, a nível de investigação, para a indústria.
Acrescentou que a indústria alimentar está a seguir mais numa direção de remover aditivos dos alimentos, em vez de adicioná-los.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário