quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jovens recolhem lixo e vigiam a floresta em Estarreja



Fonte: Lusa

Vinte e quatro jovens vão vigiar as zonas florestais de Estarreja, até 14 de agosto, em colaboração com os bombeiros e forças de segurança, informou a autarquia.

Trata-se da 9.ª edição do programa "Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja", que arrancou com uma ação prévia de formação e que vai estar no terreno até 14 de agosto.

Este ano são 24 os voluntários envolvidos, os quais, ao longo de duas semanas, vão estar empenhados em diferentes tarefas, como detetar colunas de fumo, cartografar caminhos e linhas de água e recolher lixo.

Segundo o presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, o programa é uma "experiência enriquecedora para os jovens e importante para a prevenção, "num ano que se prevê seco e muito propício a fogos florestais.

A iniciativa decorre durante o período crítico de incêndios florestais, sendo os 24 participantes divididos em equipas e distribuídos por quinzenas.

O programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja desde 2006 e visa a vigilância da área florestal do concelho.

Uma das vertentes é a recolha de resíduos deixados na floresta, tendo sido recolhidas na edição do ano passado 4,5 toneladas de lixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário