terça-feira, 21 de julho de 2015

O Copa-Cogeca solicita medidas urgentes para o sector da carne de suíno da UE

20-07-2015 
 

Fonte: Copa-Cogeca

O Copa-Cogeca enviou uma carta ao Comissário Europeu Phil Hogan a solicitar acções específicas urgentes dirigidas ao sector da carne de suínos da UE que minimizem o impacto da decisão Russa de bloquear importações de géneros alimentares.


O Presidente do Copa Albert Jan Maat sublinhou "É uma situação extremamente difícil para o mercado de carne de suíno da UE, em parte como resultado das restrições que foram impostas no final de janeiro de 2014. Na altura, a Rússia proibiu a importação de quase todos os produtos de porco de toda a UE, após o surto de peste suína Africana, registado na Polónia e nos países bálticos. Mais tarde nesse ano, em agosto, as autoridades russas impuseram um novo conjunto de restrições à importação, como resultado de uma disputa política entre a UE e a Rússia, que foi prolongado até 2016 ".

"Consequentemente, o setor da carne de suínos da UE foi duramente atingido pelas restrições à importação injustificadas e desproporcionadas da Rússia. A Rússia foi o nosso mercado de exportação número um. Apesar da introdução do regime de armazenagem privada, os preços atingiram níveis críticos, o que tem um grande impacto sobre as margens dos produtores e na sustentabilidade das suas explorações. A situação no mercado da carne de suíno é insuportável, forçando alguns a desistir do negócio, o que é particularmente preocupante quando é esperada uma subida na procura no longo prazo. A Comissão está acompanhar a situação e deve tomar medidas imediatas. Se a situação não melhorar, os Estados-Membros devem ser autorizados a negociar com as autoridades russas os seus certificados de exportação, a fim de restabelecer o comércio de carne de suíno, o mais rapidamente possível. ", acrescentou o senhor Maat .

O Presidente do Cogeca Christian Pees afirmou que: "As negociações com a Rússia devem ser intensificadas no sentido de serem levantadas as restrições sanitárias e fitossanitárias (SPS) impostas às exportações de carne de porco da UE no início de 2014. Isso permitiria que as exportações para a Rússia sejam retomadas para alguns produtos como miudezas comestíveis e o bacon que não foram incluídos na lista global de produtos proibidos resultantes da disputa política entre a UE e a Rússia. Acreditamos que é fundamental encontrar mercados alternativos para enfrentar a longa lista de SPS e barreiras burocráticas em países não membros da UE como a Rússia, Bielorússia, Japão, etc, alguns dos quais com acordo de livre comércio com a UE, incluindo a Coreia do Sul, Peru e a Colômbia. Apelamos também para que sejam tomadas acções específicas nas regiões mais afetadas pela proibição ".

Sem comentários:

Enviar um comentário