sexta-feira, 24 de julho de 2015

RuralBeja destaca cante alentejano, cavalo lusitano, regadio e vinhos


O cante alentejano, o cavalo lusitano, o touro, o regadio, os vinhos e a gastronomia vão estar em destaque no certame RuralBeja deste ano, entre os dias 09 e 11 de outubro, foi hoje anunciado.
   
A Câmara Municipal de Beja, que promove a iniciativa, divulgou hoje que a RuralBeja vai decorrer no Parque de Feiras de Exposições da cidade para afirmar as potencialidades e os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável e integrado do concelho.
O certame, que "alia tradição e inovação, produção e transformação e criatividade e competitividade", é uma "montra dos melhores produtos da região, os tradicionais e os mais inovadores, que, juntos, reforçam as potencialidades que fazem de Beja um território de excelência", sublinha o município.
A RuralBeja é também um "espaço privilegiado para negócios, troca de experiências e bons momentos de convívio" e "rico em manifestações culturais e etnográficas", frisa a autarquia.
A RuralBeja vai incluir o Salão do Cavalo, a feira Vinipax, a Festa Brava, os espaços "Natureza à Mesa" e "Do sequeiro ao regadio", mostras de artesanato, de aves (Avibeja) e de cães (Canibeja).
Segundo o município, o cante alentejano, classificado Património Imaterial da Humanidade, vai ter "o merecido destaque" e "ecoará" na RuralBeja.
Após o "grande sucesso da primeira edição", no ano passado, o Salão do Cavalo "regressa" à RuralBeja e terá um espaço dedicado ao cavalo lusitano, "representante da nacionalidade, da cultura, da arte, do desporto e produto de excelência do mundo rural".
Na Vinipax vão estar expostos e à venda e poderão ser provados "os melhores vinhos das mais emblemáticas regiões vitivinícolas portuguesas" e a Festa Brava vai incluir várias atividades de demonstração de toureio a cavalo e pegas.
Segundo a autarquia, o espaço "Natureza à Mesa" vai incluir demonstrações de cozinha e degustações dos "melhores pratos da gastronomia mediterrânica".
Já o espaço "Do sequeiro ao regadio" será uma mostra de ciência, tecnologia e inovação associadas à agricultura de regadio e de sequeiro.
Oficinas temáticas, "workshops", exposições e "muitas atividades para todos os gostos e idades" são outras ofertas da RuralBeja deste ano.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário