sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sala Ogival do Terreiro do Paço convida a provar vinhos de todo o Portugal


Por José Augusto Moreira

08.07.2015
Abriu portas em Lisboa a renovada Sala Ogival da ViniPortugal.

O convite parece irresistível. Provar vinhos de todas as regiões num espaço nobre de Lisboa e numa atmosfera muito especial. A renovada Sala Ogival da ViniPortugal, em pleno Terreiro do Paço, abriu portas, tendo sido inaugurada a 7 de Julho, e o convite é mesmo a sério. A ideia é que não só enófilos e amantes do vinho tenham agora um local mais completo e convidativo para provas, mas também o público em geral e os muitos turistas que circulam pela capital se sintam atraídos pela riqueza e variedade dos vinhos portugueses.

"Esta é a sala de visitas dos vinhos nacionais e está aberta a todos os apreciadores do vinho português, onde é dada a conhecer a diversidade dos nossos vinhos, ensinando-nos a descobrir, degustar e identificar os seus variados aromas e sabores", diz Jorge Monteiro, que preside à associação interprofissional do sector vitivinícola.

O espaço, que pretende ao mesmo tempo recriar o ambiente de tasca, de adega e de biblioteca, prolonga-se agora até às arcadas do Terreiro do Paço, precisamente para funcionar como um piscar de olho a quem passa. Para lá do habitual calendário de provas com produtores, passa agora a haver também aos fins-de-semana um programa mais alargado e com maior oferta de provas temáticas.

Funcionando em paralelo com a Sala de Provas Vinhos de Portugal no Porto, no Palácio da Bolsa, a nova e sofisticada "tasca/adega/biblioteca" de Lisboa abre de terça a sábado, entre as 11h e as 19h.

Por 3€ é possível provar três a seis vinhos, dependendo do tipo de escolha, mas há várias outras modalidades de prova adequadas aos objectivos do visitante.

Para lá de um espaço amplo, acolhedor a funcional, o visitante/provador tem ainda à sua disposição uma ampla colecção de livros e revistas que o ajudam a aprofundar os conhecimentos sobre a história, regiões, castas e diversidade do Portugal vinícola. E para lá do alargado universo de prova, há ainda a possibilidade de adquirir vinhos dos mais diversos produtores e regiões.

A pergunta é mesmo: quem é que vai resistir ao convite?

Sem comentários:

Enviar um comentário