domingo, 28 de fevereiro de 2016

Copa e Cogeca publicam novo pacote de medidas para resolver crise do sector agrícola da UE

 26-02-2016 
 
 
O Copa e a Cogeca publicaram um pacote de medidas para ajudar a resolver a crise e instam a União Europeia a avançar com acções para o mesmo objectivo.
 
Em conferência de imprensa, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, alertou para o facto de a «situação estar a piorar diariamente, os agricultores e suas cooperativas enfrentam graves problemas de liquidez e até podem ter que abandonar o sector». Os agricultores foram gravemente afectados pela perda do principal mercado de exportação, a Rússia, avaliado em 5.100 milhões de euros, por motivos de política internacional.
 
Os preços das matérias-primas dispararam, em particular dos fertilizantes e o afundamento dos preços do petróleo também incidiram para uma baixa no preço das matérias-primas, mas sem afectar o valor dos fertilizantes.
 
Pesonen assinala que a situação é insustentável. O pacote de 500 milhões de euros liberados pela União Europeia (UE) em finais de Setembro não foi em nada suficiente para fazer frente à crítica situação dos mercados e, o que é pior, apenas foi paga 25 por cento da ajuda. A não ser que a UE tome medidas já, serão atingidos níveis sem precedentes que vão deixar numa situação muito grave a economia rural e que vão impedir a UE alimentar a futura população em crescimento.
 
«No mesmo dia em que os Estados-membros apresentam as suas listas de medidas que serão alvo de debate no próximo mês de Março, a Comissão Europeia (CE), o Copa e a Cogeca publicaram um pacote de medidas que acabam de apresentar à Comissão para melhorar esta dramática situação», salientou o responsável.
 
Destacando algumas da medidas chave, insistiu em que se «deve conseguir a reabertura do mercado russo, devem agilizar-se as negociações com o Japão, reforçar as medidas de promoção e utilizar os seguros de créditos de exportação. Também devem ser reforçadas as medidas de promoção e utilizar os seguros de créditos de exportação. Também devem ser potenciadas as medidas encaminhadas para gerir melhor o mercado, entre elas, um aumento temporário do preço de intervenção do leite e a extensão da ajuda ao armazenamento privado par aa carne de porco e os lacticínios».
 
Pekka Pesonen prossegue, referindo que também devem ser revistas as ferramentas de mercado para o sector das frutas e hortícolas, combater as praticas comerciais desleais ao longo da cadeia alimentar para que os agricultores consigam melhores preços pelos seus produtos e não sejam esmagados pela distribuição. O preço das matérias-primas podem baixar suprimindo as taxas de importação, em particular para os fertilizantes e são necessárias mais bonificações para empréstimos/dividas para investimentos por parte do Banco Europeu de Investimento, ajudas do Estado, assim como o ajuste do tecto de ajuda de mínimos Por outro lado, os Estados-membros também devem utilizar em pleno as ferramentas que colocam à sua disposição a política de Desenvolvimento Rural e os regimes nacionais para ajudar os agricultores a melhor gerirem o risco, concluiu Pesonen.
 
Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário