sexta-feira, 4 de março de 2016

Aumento do gasóleo verde dá 9 milhões à agricultura e 1 milhão às pescas


01 DE MARÇO DE 2016

Capoulas Santos estima que o aumento de três cêntimos no combustível possa gerar uma receita de dez milhões de euros. O ministro da Agricultura garante ainda mais apoios aos pequenos agricultores. Luz verde de Bruxelas pode desbloquear apoios nacionais para suinicultores e produtores de leite.

"Dos dez milhões de euros que se estima que esse acréscimo de três por cento lhes [aos beneficiários de gasóleo verde] proporciona, nove milhões virão para a agricultura e um milhão para a pesca, portanto, nem a a agricultura vai financiar a pesca nem a pesca vai financiar a agricultura", disse Capoulas Santos no parlamento.

Os números foram adiantados esta tarde por Capoulas Santos, durante a audição conjunta das comissões de Orçamento do Estado e Finanças e de Agricultura e Mar, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2016, com o ministro da Agricultura a sublinhar que o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos significou, para os agricultores, um esforço que representa "metade" daquele que foi o esforço feito pelos restantes cidadãos.

"O gasóleo agrícola subiu seis cêntimos para a generalidade dos cidadãos e subiu apenas três cêntimos para a agricultura", salientou.

Durante a audição, o ministro da Agricultura garantiu ainda mais apoios para os pequenos agricultores e a pequena agricultura.

"Os 75 mil agricultores que estão no regime da pequena agricultura irão este ano ser aumentados em 20 por cento, para além de ter passado a haver um pagamento mínimo. Antes havia agricultores que recebiam menos de 600 euros, agora nenhum receberá menos do que 600 euros", disse.

Perante os deputados, Capoulas Santos admitiu ainda que, depois da reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, no próximo dia 14, poderá haver medidas de apoio por parte do governo português, para combater a crise que afeta os setores do leite e da suinicultura.

"Temos que mobilizar soluções europeias e também nacionais. Estou convencido que logo depois do dia 14 de março, depois de sabermos com o que é que podemos contar de Bruxelas, estaremos também em condições de avançar com algumas medidas nacionais de apoio", adiantou o ministro.

No parlamento, Capoulas Santos deu ainda conta de que, em comparação como Orçamento do Estado anterior, para 2016, a agricultura conta com mais 115 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário