sábado, 5 de março de 2016

Ranking da FranceAgrimer dos países mais competitivos na exportação de trigo

 24-02-2016 

 
A FranceAgrimer elaborou um estudo para analisar quais são os países mais competitivos na exportação de trigo, o qual examina 60 indicadores reagrupados em torno de seis eixos.

Cada eixo representa um dos aspectos da competitividade, como o potencial de produção, factores agroclimáticos, conquista de mercado, pasta de mercado, organização do sector e macro-economia.

Todos estes aspectos foram pontuando nos 12 países analisados, nomeadamente, da União Europeia, a Alemanha, Reino Unido, França, Bulgária, Roménia e fora do bloco europeu a Argentina, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e Austrália.

O ranking de competitividade é liderado pelos Estados Unidos, que beneficia de uma regulamentação e factores macro-económicos favoráveis, apesar da superfície destinada ao trigo ter reduzido nos últimos 10 anos. Contra si tem um clima desfavorável e pouca diversificação.

Em segundo lugar está o Canadá, que beneficia pela qualidade do seu trigo e da diversidade de compradores, apesar do pouco apoio que recebe a produção e também um clima desfavorável.

Na terceira posição do ranking situa-se a Austrália com um clima favorável e um potencial importante de produção, seguida pela Alemanha e em quinto a França.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário