quinta-feira, 3 de março de 2016

Governo trabalha para abrir 23 novos mercados à agricultura portuguesa


O Governo está a trabalhar na abertura de 23 novos mercados para produtos agrícolas portugueses, entre os quais o México, o Japão, Israel, África do Sul e Estados Unidos, afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, durante uma visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, em Lisboa.
O Ministro referiu que, em muitos países, «fruto da situação económica, são erguidas barreiras artificiais que visam impedir a saída de divisas», enquanto noutros, «que tinham crescimentos notáveis», a elevada dependência do petróleo criou dificuldades, pelo que «os empresários não devem estar dependentes de um ou dois mercados que, de um momento para o outro, podem conhecer problemas».
Capoulas Santos referiu também que as exportações agrícolas cresceram 5% no último ano, acrescentando que o Governo acredita que é possível atingir o equilíbrio da balança agroalimentar através da equivalência dos valores dos produtos agrícolas exportados e importados dentro de cinco anos. Pretende-se, nomeadamente, duplicar as exportações no setor dos hortofrutícolas.
«Tem havido um crescimento continuado» das exportações agrícolas e o produto agrícola tem crescido mais do que o dobro do Produto Interno Bruto (PIB), permitindo traçar «objetivos ambiciosos para os próximos anos», disse o Ministro. «Temos todos os instrumentos para isso», sublinhou Capoulas Santos, acrescentando que o Orçamento do Estado para 2016 «permite prosseguir este caminho», através do financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

02.03.2016
O GABINETE DE IMPRENSA

Sem comentários:

Enviar um comentário