sábado, 5 de março de 2016

Exportações agrícolas crescem o dobro da economia em 2015


Publicado em: 02/03/2016 - 17:04:29

Exportações agrícolas cresceram 5% no último ano e o Governo acredita que é possível atingir o equilíbrio da balança agroalimentar dentro de cinco anos, disse o ministro da Agricultura
agricultura brasil
Luís Capoulas Santos, que falava aos jornalistas após uma visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB), em Lisboa, assinalou "que tem havido um crescimento continuado" deste setor e que o produto agrícola tem crescido mais do que o dobro do Produto Interno Bruto (PIB), permitindo traçar "objetivos ambiciosos para os próximos anos".
O Governo pretende, em concreto, duplicar as exportações no setor dos hortofrutícolas e equilibrar a balança comercial agrícola, em valor, num horizonte de cinco anos.
"Temos todos os instrumentos para isso", sublinhou o governante, acrescentando que o Orçamento do Estado para 2016 "permite prosseguir este caminho", através do financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).
Capoulas Santos afirmou que o equilíbrio da balança comercial se consegue através da diminuição de importações e do aumento de exportações e instou os empresários a diversificarem mercados.
O Governo, acrescentou, está a trabalhar na abertura de 23 novos mercados, a maior parte relativos a países extracomunitários, entre os quais o México, o Japão, Israel, Norte de África, África do Sul e EUA.
OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário