domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vinho da Madeira ganha "olhos em bico"

17 Fevereiro 2012 | 13:48
António Larguesa - alarguesa@negocios.pt

Exportações para o Japão cresceram 14% em valor no ano passado, com a
região a seguir uma estratégia de afirmação pela qualidade do produto.
O Japão é já o maior mercado fora da Europa para o vinho da Madeira,
tendo registado um crescimento em valor de 14% em 2011, correspondente
a 1,3 milhões de euros.
"Em termos de quantidade foi basicamente igual, o que quer dizer que
estão a preferir produtos de maior valor acrescentado e de maior
qualidade", disse ontem o secretário Regional do Ambiente e dos
Recursos Naturais.

Citado pela Lusa, Manuel António Correia elogiou estes resultados,
"apesar dos acidentes naturais que ocorreram no Japão" no último ano,
tendo o mercado nipónico bebido 220 mil litros de vinho madeirense.
Nos últimos dias, um grupo de "sommeliers" e jornalistas
especializados do Japão visitaram a ilha da Madeira no decorrer do
projecto de informação e promoção do vinho da Madeira, da
responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato.
China já é o quinta maior consumidor de vinho
Com um consumo superior ao vizinho japonês, a China passou a ocupar em
2011 o lugar de quinta maior consumidor de vinho a nível mundial, a
seguir aos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha.
Um relatório oficial, divulgado ontem em Xangai e citado pela "China
Rádio International", aponta para um consumo de 160 milhões de caixas
de vinho ao longo do último ano. Resultados que consolidam o
crescimento de 140% que tinha sido registado entre 2006 e 2010. A
expectativa até 2015 é de aumento de 50%.
O mesmo estudo apontou ainda que os chineses continuam a preferir
vinho tinto. No entanto, o consumo de vinho branco está a crescer a
bom ritmo e a uma velocidade superior, sendo indicado por
especialistas locais do sector como uma aposta relevante para os
produtores internacionais.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539077

Sem comentários:

Enviar um comentário