sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Câmara do Sabugal apela ao abate de pinheiros atingidos pelo Nemátodo

16-01-2014 


 
A Câmara Municipal do Sabugal está a apelar aos agricultores do concelho que procedam ao abate de pinheiros que apresentem sintomas da «doença da murchidão» provocada pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro.
 
A existência de agulhas descoloradas, o amarelecimento da copa do pinheiro e a morte da árvore são sintomas que devem levar os proprietários dos terrenos a proceder ao seu abate, segundo a autarquia do Sabugal.
 
«Para evitar a instalação e a dispersão da doença é obrigatório cortar e eliminar, incluindo ramos e outros sobrantes resultantes do corte, as árvores de pinheiro bravo, pinheiro manso e outras resinosas que apresentem sintomas de declínio ou se encontrem mortas, tombadas e queimadas», refere a Câmara Municipal do Sabugal em comunicado.
 
Na nota é indicado aos proprietários dos terrenos que «mesmo que essas árvores não estejam contaminadas pela doença poderão promover a sua instalação, caso permaneçam no terreno», daí a necessidade da sua destruição.
 
«A ocorrência em Portugal de uma doença provocada pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro coloca em risco o pinhal», indica a fonte, que apela aos proprietários que procedam, «de imediato, ao abate e eliminação de todos os pinheiros e outras resinosas que apresentem os sintomas referidos».
 
A autarquia sublinha que a eliminação dos ramos e outros sobrantes resultantes do corte é também obrigatória, «por criarem condições à instalação dos insectos que transmitem a doença».
 
Os produtores podem obter mais esclarecimentos contactando os serviços regionais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Sabugal, as Organizações de Produtores Florestais ou o sítio da Internet do ICNF: www.icnf.pt/portal/florestas/prag-doe/nmp.
 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário