sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Copa-Cogeca apresenta prioridades do sector da batata da UE

16-01-2014 
 


 
O presidente do grupo de trabalho "Batatas" do Copa-Cogeca ", Arnaud Delacour, apresentou as prioridades dois sector das batatas da União Europeia, entre as quais destacou prosseguir com uma estratégia de promoção do sector a nível comunitário, tendo em conta a esperada publicação, para o final do ano, de uma estratégia da Comissão Europeia sobre a promoção dos produtos agrícolas.

O tema foi discutido no grupo de trabalho, após a reeleição para presidente do francês Delacour, engenheiro agrónomo e também membro da Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores.

Entre as várias prioridades indicadas está manter o progresso relativo à informação da Comissão Europeia, aguardada para finais de Fevereiro de 2014, sobre a menor utilização e culturas especializadas, como a batata, uma vez terminada a consulta de serviços internos.

O Copa-Cogeca solicitou um programa que permita resolver a crescente ausência de produtos fitossanitários para estes produtos. Por outro lado, Delacour deseja também avançar no que diz respeito à nova legislação relativa ao material de reprodução vegetal, já que a batata-semente da União Europeia (UE) são exportadas para o mundo inteiro. Deve continuar em vigor um regime de certificação sólido para manter a alta qualidade da batata-semente da (UE).

Para além disso, o grupo de trabalho examinou a situação de mercado, que é relativamente positiva durante esta campanha, com uma produção em alta de 4,2 por cento em comparação aos níveis dos anos anteriores nos cinco principais países de produção, mas ainda continua inferior passado à média dos últimos cinco anos.

Fonte: COPA-COGECA

Sem comentários:

Enviar um comentário