sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Industriais de tomate levaram preocupações à Comissão Parlamentar de Agricultura

16-01-2014 
 

A Associação dos Industriais de Tomate (AIT) foi recebida  pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar. Em cima da mesa esteve, sobretudo, a questão das prováveis ajudas financeiras dos governos de Espanha e Itália aos seus industriais de tomate.

Para os industriais da fileira do tomate, em Portugal, essas ajudas poderão empurrar Portugal para uma perda de competitividade semelhante à da Grécia que, nos últimos dois anos, viu a sua produtividade cair para metade.

A AIT deu conta a esta comissão parlamentar que é público que Espanha reservou 6,3 milhões de euros para ajudas ligadas ao tomate, o que significa um apoio de cerca de 280 euros por hectare. Em Itália já circulam informações, ainda não confirmadas oficialmente, que este tipo de apoios pode ascender a cerca de 30 milhões de euros, ou seja qualquer coisa como 500 euros por hectare.

Face a esta situação a AIT solicitou à Comissão de Agricultura e Mar que possa trabalhar com o Governo, no sentido de promover condições para a manutenção da competitividade nacional deste sector.

É vital estar atento ao que outros países produtores da União Europeia estão a fazer em matéria de medidas de apoio ao sector e importa que, o nosso governo, avance com medidas semelhantes a nível nacional.

É certo que o Executivo português já mostrou estar sensível a esta matéria, mas é necessário que se chegue a um acordo concreto que permita a Portugal manter-se na vanguarda mundial do sector, não perdendo competitividade em termos internacionais. Só assim a fileira do tomate, no nosso país, poderá continuar a cumprir objectivos de aumentos de produtividade, de forma cada vez mais sustentada.

Fonte: voz do campo

Sem comentários:

Enviar um comentário