segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Exportações de categorias especiais de vinho do Porto têm os melhores resultados de sempre

Vintage foi o que mais contribuiu para o crescimento das categorias especiais

 

 

Quota de mercado de exportação de Porto premium foi pela primeira vez superior a 21 por cento em quantidade e ultrapassou os 40 por cento em valor.

 

Em 2013, as categorias especiais de vinho do Porto tiveram um ano de excelência no mercado internacional. Pela primeira vez, a quota de mercado dos Porto premium esteve acima dos 21 por cento em quantidade (21,8 por cento), chegando a ultrapassar os 40 por cento em valor (40,6 por cento). 1,7 milhões de caixas de categorias especiais de vinho do Porto saíram de Portugal para o mundo, registando um crescimento de 3,1 por cento em quantidade e 8,6 por cento no preço médio. Até agora, o melhor ano para os Porto premium tinha sido 2007 com quotas de mercado de 20,7 por cento em quantidade e 37,7 por cento em valor. A categoria especial que mais contribuiu para este crescimento em 2013 foi o Vintage, com o Vintage 2011 a representar 50 por cento da quantidade exportada deste tipo de vinho.

 

Para o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), "estes resultados refletem o empenho do setor no sentido da valorização do produto. O mérito é das empresas que se dedicam dia a dia a inovar e a levar este vinho do Porto cada vez mais longe", conclui Manuel de Novaes Cabral.

 

Os Vintage são os grandes protagonistas do crescimento das categorias especiais, tendo registado um aumento de 87 por cento com 91 mil caixas, mais 510 mil garrafas do que no ano anterior. Os Reserva continuam a liderar nas categorias especiais, com 700 mil caixas, tendo registado um aumento de 4,1 por cento em quantidade, mais 331 mil garrafas do que em 2012. O vinho do Porto com indicação de idade cresceu 2,3 por cento e os Colheitas 2,2 por cento.

 

O Reino Unido, EUA, França, Canadá e Holanda são os cinco principais mercados importadores de Porto premium, com o Reino Unido a deter uma quota de 40 por cento.

 

fonte: MEDIANA

Sem comentários:

Enviar um comentário