quinta-feira, 27 de março de 2014

CONCLUSÕES DO SIMPÓSIO DA ANIPLA "A AGRICULTURA TEM FUTURO"

COMUNICADO DE IMPRENSA

 26 de Março de 2014

Os Simpósios “A AGRICULTURA TEM FUTURO”, realizados pela ANIPLA nos dias 18 de Março, no Porto, e dia 25 de Março no Estoril, contou com a presença de 350 representantes de cerca de 180 entidades de várias áreas de actividade, tais como Indústria Fitofarmacêutica, Distribuição, Entidades oficiais, Organizações de agricultores e outros agentes ligados ao sector agrícola em Portugal. 

O elevado número de participantes nos Simpósios é representativa do interesse dos temas propostos e da dinâmica que a Anipla continua a demonstrar, reunindo sob o mesmo tecto entidades com áreas de actuação diferentes, com objectivos que se complementam, acreditando que, apesar das dificuldades e com grandes desafios, a agricultura continua a ter futuro.

A qualidade e rigor da informação transmitida nas comunicações apresentadas permitiram aprofundar conhecimentos, prever futuras adaptações e debater os pontos considerados mais significativos no atual pacote legislativo, onde se destaca a Lei 26/2013 ao nível do Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos, das Novas Regras para a Comercialização e Distribuição e da Segurança nos Circuitos Comerciais de Produtos Fitofarmacêuticos. 
O painel sobre a Agricultura em Portugal permitiu efetuar um enquadramento deste setor da economia que, revelado por todos os oradores, regista um crescimento extremamente positivo. Nas palavras do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Vieira e Brito. “ … A evolução positiva da Agricultura resulta, entre outros fatores, da estratégia promotora das boas práticas agrícolas, onde se inclui necessariamente a utilização dos produtos fitofarmacêuticos, determinantes para dotar os agricultores das melhores condições de produção, de modo sustentável e amigo do ambiente, de forma competitiva.”

O Sector agrícola está habituado a lutar, entregando-se a novos desafios que lhe permitam cumprir com a sua missão de produzir bens de qualidade em quantidade suficiente para suprir as necessidades duma população mundial crescente. Este desafio é grande e necessita da cooperação de todos aqueles que continuam a acreditar na agricultura, uma agricultura sustentada, economicamente viável, socialmente responsável, e respeitadora do ambiente.

No encerramento dos dois simpósios, António Lopes Dias, Diretor Executivo da Anipla, referiu: “A agricultura portuguesa está em constante aceleração. Particularmente ao nível dos produtos fitofarmacêuticos, temos assistido a uma evolução positiva no que respeita à sua disponibilidade, no entanto, as condicionantes criadas essencialmente pelos países do Norte da Europa, como sendo o Regulamento de Registo Europeu, que cria uma lista de substâncias ativas candidatas a substituição, pode provocar a criação de novas exigências (resíduos zero) pela parte das cadeias de distribuição, que poderão condicionar a exportação de produtos agrícolas.” Acrescentou ainda que: ”As empresas Associadas da Anipla trabalharão em conjunto com todos 
os interlocutores por forma a evitar a desarmonização e a incerteza, garantindo o futuro da agricultura nacional. O que a nossa agricultura precisa é de tecnologia e inovação, através da maior disponibilidade de factores de produção, num quadro de disciplina e responsabilidade. A competitividade é a palavra chave!”

fonte: ANIPLA




Sem comentários:

Enviar um comentário