domingo, 23 de março de 2014

Ourique promoveu Colóquio sobre Futuros dos Sistemas de Produção Extensivos


Rádio Pax - 22/03/2014 - 11:28

Ourique promoveu Colóquio sobre Futuros dos Sistemas de Produção Extensivos 

    
A Feira do Porco Alentejano em Ourique acolheu esta manhã o colóquio subordinado ao tema Futuros dos Sistemas de Produção Extensivos – PAC 2014 / 2020” e que foi promovido pela associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA) e pela autarquia.

Em declarações à Rádio Pax, Nuno Faustino, presidente da ACPA, explicou que “este colóquio pretendia esclarecer os agricultores e a população rural de Ourique e da região sobre os futuros apoios para estes sistemas de produção”. Nuno Faustino explica que “tudo está ainda em discussão, algumas questões estão ainda em aberto, mas pretendemos dar a conhecer o que já existe em termos de apoios, a nível das vacas aleitantes, dos ovinos e caprinos, medidas agro-ambientais e projectos de investimento”.

O colóquio pretendia ainda explicar aos agricultores qual o nível de apoios que existem para o agricultor activo. Foi ainda debatido o Regime de Pagamento Único. Nuno Faustino adianta que “este regime se vai chamar RPB” e sublinhou que “vai ter obrigatoriamente que se semear, ou seja, terão que ser feitas três culturas nas áreas de superfície agrícola útil”. O Responsável da ACPA realçou que “este colóquio veio esclarecer algumas questões aos agricultores que estavam a necessitar de muitas informações”.

Também o Eurodeputado Luís Capoulas Santos marcou presença no colóquio. Capoulas Santos sublinhou que “esta é uma excelente oportunidade para os agricultores se informarem e dissiparem algumas das muitas dúvidas que ainda existem em torno da PAC 2014 / 2020”.

Luis Capoulas Santos,  é o eurodeputado português responsável no Parlamento Europeu pelo relatório da nova PAC.  O Eurodeputado alertou para as 30 ou 40 decisões difíceis que o governo português terá que tomar até Agosto no que diz respeito à regulamentação. Capoula Santos julga que essas decisões deveriam ser tomadas até Maio, antes das eleições europeias.

O Colóquio decorreu no Centro de Convívio de Ourique e foi integrado no programa do segundo dia da Feira do Porco Alentejano.

Sem comentários:

Enviar um comentário