quarta-feira, 26 de março de 2014

INE prevê aumento significativo da produção de azeite (+50% face a 2012)

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Março de 2014


Clique para aumentar


Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a 28 de Fevereiro, apontam para um aumento significativo da produção de azeite (+50% face a 2012), em resultado das condições climatéricas favoráveis ao longo da campanha e da entrada em plena produção de novos olivais intensivos. A produção de azeite deverá ficar próxima de um milhão de hectolitros, valor só alcançado no início da década de sessenta do século passado.

 Quanto aos cereais de Inverno, as sementeiras mais tardias foram fortemente condicionadas pelo estado de saturação dos solos, pelo que as áreas semeadas deverão ser semelhantes às da campanha anterior. O desenvolvimento das searas também tem sido afectado pelas condições climatéricas, registando-se alguns casos de asfixia radicular e carência de azoto (por falta de adubação), situações que poderão ser revertidas com o abrandamento da precipitação.

Gado, aves e coelhos abatidos

Em Janeiro de 2014 o peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi 37 754 toneladas, o que corresponde a um decréscimo de 2,2%. No mês de Dezembro a variação tinha sido positiva (+4,2%). Registaram-se decréscimos do volume abate nos ovinos (-3,6%), nos bovinos (-3,5%) e nos suínos (-1,7%).

Em Janeiro de 2014 o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 24 328 toneladas, o que representou praticamente uma manutenção (-0,1%) do volume total de abate (variação de +9,0% em Dezembro). Registaram- -se decréscimos no que diz respeito aos perus (-6,6%) e galináceos (-0,4%), enquanto patos, codornizes e coelhos apresentaram um maior nível de abate.

Produção de aves e ovos

Em Janeiro de 2014 a produção de frango em volume decresceu 2,9%, com 19 428 toneladas produzidas (-3,0% em Dezembro). Os ovos de galinha para consumo apresentaram um aumento de 3,1% (+5,3% em Dezembro), com uma produção de 7 599 toneladas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca em Janeiro de 2014 foi 152,1 mil toneladas, o que representa um aumento de 1,6%. Em Dezembro houve um acréscimo de 0,9%. O total de produtos lácteos apresentou um volume inferior (-2,8%) em Janeiro (+0,9% em Dezembro), devido sobretudo à menor produção de leite para consumo (-4,0%).

Pescado capturado

Em Janeiro de 2014 o volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 12,1%, motivado sobretudo pela menor captura de peixes marinhos e de moluscos. Em Dezembro a tendência tinha sido semelhante, mas com uma diminuição de 2,2%. Esta situação reflectiu a adversidade das condições atmosféricas deste Inverno, que prejudicaram de forma significativa as capturas e descargas de pescado da frota de pesca nacional, especialmente em alguns portos do Continente.

Preços e índices de preços agrícolas

No mês de Fevereiro de 2014, as principais variações registaram-se nos hortícolas frescos (+4,9%), nos ovinos e caprinos (+4,7%), no azeite (-16,5%), na batata (-16,2%) e nos ovos (-10,7%). Em relação ao mês anterior, as principais alterações observaram-se nas aves de capoeira (+3,6%), nas plantas e flores (-4,9%) e nos ovinos e caprinos (-3,4%).

Em Dezembro de 2013 verificou-se uma diminuição de 3,3% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente na agricultura e um aumento de 2,3% no índice de preços de bens de investimento. Em comparação com o mês anterior, assinalou-se uma variação de -0,7% no índice dos bens de consumo corrente enquanto que, no índice dos bens de investimento, não se verificou qualquer alteração.

Fonte:  INE

Sem comentários:

Enviar um comentário