quarta-feira, 26 de março de 2014

Mercado de cereais: problemas e condicionantes


Análise da actualidade à luz da crise

Fórum reúne especialistas e cerealicultores

A Bayer CropScience organiza o Fórum Baycereais 2014 para lançar o Clube Baycereais, que reúne produtores de cereais. Este evento realiza-se a 31 de Março às 15h30 na Casa Cadaval, em Muge, Salvaterra de Magos.

O Fórum Baycereais vem promover o debate de temas da actualidade ligados às culturas dos cereais, com especial ênfase na abordagem da cultura do milho, englobado toda a problemática do mercado e da área de protecção da cultura. Na área do mercado, um especial destaque para as várias condicionantes que influenciam o sector, com destaque para as condicionantes da oferta e da procura no mercado mundial, a importância do mercado de futuros e as suas implicações sobre o processo de formação dos preços e na rentabilidade da cultura.

O tema do mercado nacional e mundial dos cereais traz a Portugal Paulo Costa e Sousa, da Louis Dreyfus Commodities, empresa internacional líder no mercado transaccionável. Este especialista, de nacionalidade portuguesa mas a desempenhar funções em Espanha, vem apresentar um panorama macroeconómico do mercado dos cereais português condicionado pelos principais focos mundiais, além de mostrar a realidade actual da formação dos preços e como funcionam os mercados de futuros e o seu impacto para os produtores.

Em Portugal, os cereais representam cerca de 18% cento do mercado total da protecção das culturas, e a cultura do milho é a mais relevante representando cerca de 10% do total. 

É também neste contexto que a Bayer CropScience lançará o seu novo herbicida Adengo®, um produto residual, sistémico de absorção radicular e foliar para aplicação em pré-emergência, destinado ao controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais na cultura do milho.

O novo Clube Baycereais será o quarto clube criado pela Bayer CropScience que reúne já, no seu conjunto, cerca de mil produtores agrícolas. O principal objectivo é contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector da cerealicultura em Portugal através da promoção das boas práticas agrícolas, que permitam a protecção das culturas, do ambiente e do rendimento destes produtores.

Os membros do clube Baycereais terão inúmeros benefícios, entre os quais se destaca o facto de serem periodicamente, convidados pela empresa a participar em acções formativas de carácter técnico na área da protecção dos cereais na Academia Bayer, instituto de formação profissional acreditado pela DGERT, além de terem acesso a vários serviços e suportes inovadores da companhia.

Programa:

15:30 - Recepção dos Participantes
16:00 - Bayer Ciência para uma vida melhor
             Eng.º Luis Antunes (Director da BCS Ibéria)
16:15 - O Mercado de Cereais no Mundo            
             Eng.º Paulo Costa e Sousa (Luis Dreyfus)
16:45 - Testemunhos: “A decisão de produzir milho …”
            Testemunho dos agricultores
17:30 - Coffee Break (30m)
18:00 - Momento Adengo
             Eng.º Jorge Matias (Crop Manager BCS)
18:45 - Adengo: evolução na Europa e no Mundo
             Eng.ª Christine Veyrat (M. S. Manager Herbicidas Milho BCS)
19:00 - Clube BayCereais
             Eng.º Isidoro Paiva (Projectos BCS)
19:30 – Encerramento
20:00 – Jantar (com animação)

Sem comentários:

Enviar um comentário