quarta-feira, 26 de março de 2014

Produtores europeus congratulam-se com acordo UE/China25 Março, 2014 01:20 | Revista de Vinhos

O episódio de tensão comercial que se viveu entre a China e a União Europeia a propósito das importações de vinho europeu para o mercado chinês foi esta semana encerrado com a retirada das queixas anti-dumping e anti-subvenções apresentadas pela associação que representa a indústria do vinho chinês. A autoridades responsáveis dos dois lados anunciaram já que não haverá lugar a quaisquer medidas de defesa comercial por parte da China contra os vinhos da UE.

As investigações entretanto lançadas pela China sobre estes alegados mecanismos ilegais de apoio às exportações para o mercado chinês foram travadas, um ponto fundamental defendido pelos negociadores europeus para se chegar a acordo. A Europa foi representada pelo Comité Vins (CEEV) e a China pela CADA (Indústria Chinesa do Vinho), entidades que definiram um novo quadro de cooperação técnica entre os sectores vinícolas de ambos os lados.

"Estou muito satisfeito por a queixa ter sido retirada pela indústria de vinho chinês”, assumiu o presidente da CEEV, Jean Marie-Barillére, citado num comunicado da ACIBEV (Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos), membro português do Comité Vins. “Os nossos exportadores serão capazes de prosseguir as suas operações num mercado que é estratégico para os vinhos europeus, em concorrência leal entre vinhos nacionais e vinhos importados de países terceiros.”

Jean Marie-Barillére olha agora para o futuro com optimismo: “O nosso diálogo com a indústria chinesa irá contribuir para transformar um conflito comercial numa parceria estratégica entre a UE e a indústria chinesa. Em suma, tal representa uma grande realização e também abre oportunidades de longo prazo para o sector vitivinícola da EU."

Em 2012, o mercado chinês absorveu 764 milhões de euros em vinho europeu, com a fatia de leão a caber à França (546 milhões), seguida da Espanha (89 milhões) e Itália (77 milhões). Nesse período, as exportações de vinho português para a China superaram os 3,6 milhões de euros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário