quarta-feira, 26 de março de 2014

Espaço Visual fez projetos para 1% do ProDeR


Usar o conhecimento como adubo na agricultura
Publicado em 2014-03-24
 
 
foto FAROL DE IDEIAS
Espaço Visual fez projetos para 1% do ProDeR  
 

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É uma empresa com raízes plantadas na agricultura e que procura como frutos promover o desenvolvimento rural. Desde 1996 a Espaço Visual é a principal plataforma criada por José Martino para prestar serviços de consultoria a qualquer exploração agrícola e agroindustrial.


José Martino, 52 anos, sempre viu na Agricultura uma paixão. Formou-se em engenharia agrícola na década de 1980, e depois de alguns anos a trabalhar por conta de outrem, decidiu trocar o certo pelo incerto, trabalhando como freelancer, ajudando outros agricultores a alcançar um sucesso rentável a partir das suas terras e sobretudo, nos últimos anos, criando um grupo empresarial que cria valor para os agricultores e para a economia portuguesa.

Numa altura em que o país não olhava para a agricultura com grande valor, não baixou os braços. "Pensava-se que a agricultura não era uma atividade que valesse a pena, nem como valor económico, nem como profissão." Mas explica que a crise abriu os olhos ao país quando a partir de 2010 se percebeu do risco de não haver dinheiro para pagar alimentos ao exterior. Defende que "não há nenhum sector em Portugal que resolva a crise, mas no seu conjunto todos eles contribuem para isso, com rentabilidade, competitividade e criação de valor."

Mas no caso deste empresário não foi preciso a crise para perceber o potencial do sector. Inicialmente focada em serviços de design, a empresa "Espaço Visual" foi reestruturada para se focar na prestação de serviços de consultoria agrícola. Corria o ano de 1999. "Fomos ver o que se estava a fazer lá fora. Tentámos importar a tecnologia adaptando-a com inteligência à realidade portuguesa."

De lá para cá, e em mais de mil clientes, a Espaço Visual desenvolveu uma abordagem de consultoria transversal às necessidades da agricultura. José Martino explica que começaram por prestar informação sobre os fundos e apoios disponíveis para cada tipo de agricultor, a região e o tipo de atividade. "Visitámos os terrenos e avaliámos as condições de solo e clima para determinadas atividades. Damos apoios na elaboração do projeto, na apresentação da candidatura às ajudas existentes e ainda no acompanhamento aos pedidos de pagamento."

Só em fundos comunitários, a Espaço Visual conseguiu arrecadar para os projetos dos clientes cerca de 1% dos fundos do ProDeR, cerca de 42 milhões de euros. Em complemento, e para facilitar o acesso a crédito, desenvolveu uma parceria com a Caixa de Crédito Agrícola da Área Metropolitana do Porto. "Os fundos públicos apoiam parte, mas não apoiam tudo. É necessário capitais próprios, pelo menos 15% do investimento total. E depois é preciso apoio bancário para se conseguir o financiamento integral dos projetos e sobretudo são necessárias instituições de crédito que conheçam o negócio agrícola", afirma.

Claro está que o dinheiro, por si só, não chega. É preciso ter alma de empresário. José Martino sublinha que "a Espaço Visual não se substitui ao líder do negócio, e as pessoas esquecem-se muitas vezes disso". Diz que para se ser empreendedor, ou se tem características próprias, ou então é preciso estudar, aprender e construir o seu próprio caminho. "Os negócios na agricultura perduram no tempo e uma pessoa tem de saber se está preparada para ficar fechada dentro de uma estufa 365 dias por ano, durante muitos anos". Aliás, remata dizendo: "O que custa são os primeiros dez anos..."


> José Martino

CEO | Espaço Visual

Licenciado em agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa. Estagiou na fileira dos kiwis, em 1985/1986. Entre 1986 e 1994 foi trabalhador por conta de outrem. Entretanto tornou-se consultor freelancer na área agrícola, até se tornar administrador da Espaço Visual.

> Espaço Visual

> Clientes: mais de mil.

> Faturação 2013: 901 mil euros

> Projetos: agropecuária, agroindustrial, desenvolvimento rural

>15 Funcionários

> Carteira de Negócios de José Martino

> J Martino - Produ> Bioberço

Comercializaça rentabilidade e criaçcultura do kiwi com algum sucesso. (...) ntribuir para isso, com rentabilidade.. ção de Kiwis, consultoria ambiental e compostagem

> Bioberço - Sociedade Agrícola de Produção de Mirtilo, Framboesas, Groselha; Plantações "chave na mão" e gestão de investimentos

> Curiosidade Natural - Produção de mel

> Espaço Visual - Consultores de Engenharia Agronómica

> BFruit - Organização de Produtores de Pequenos Frutos / Comercialização de Pequenos Frutos

> Landman - Gestão de explorações agrícolas

> Naturalfa - certificação "Global Gap", "Modo de Produção Biológico" e "Produção Integrada"

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