quinta-feira, 10 de julho de 2014

PORTUGAL AGRO chega à FIL em Novembro com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar

Com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e representantes de 45 entidades ligadas maioritariamente aos sectores da agricultura das várias regiões do País, realizou-se esta manhã a apresentação oficial do PORTUGAL AGRO 2014. O evento, que levará à FIL a maior representação de sempre da produção nacional do sector, decorrerá entre 20 a 23 de Novembro.

PORTUGAL AGRO é o novo projecto da Fundação AIP, organizado através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, para os sectores ligados à agricultura. De 20 a 23 de Novembro a 1ª edição do evento vai dar a conhecer, para profissionais e público, a essência de Portugal e o que de bom se produz por cá, do campo até à mesa.

Na apresentação desta manhã a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, revela que acarinhou a ideia deste projecto desde da primeira hora 'por ser um evento que nasce da terra e a homenageia, porque mostra a agricultura portuguesa na sua diversidade e na sua riqueza e porque tem uma forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional', enaltecendo igualmente o facto da Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, 'trilhar novos caminhos, juntando actores de várias proveniências e abrindo ao público uma mostra que convida a várias experiências para todas as idades e perspectivas'.

Mais do que um evento de produtos agrícolas das regiões, o PORTUGAL AGRO trata-se de um projecto transversal a todas as fileiras do sector, que promove a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos, a excelência dos produtos, dos recursos nacionais, e da tradição aliados à inovação e dos vários eventos sectoriais dispersos pelo país.

O PORTUGAL AGRO tem como objectivo aumentar a visibilidade de um sector que apresenta um enorme potencial de internacionalização e que é hoje fundamental para a da economia do país, pretendendo ser um reflexo do país tal como pode ser projectado internamente e para o exterior, com todas as suas regiões, características, potencialidades e raízes.

O evento promoverá a mostra e venda dos produtos e raças autóctones das várias regiões de Portugal distribuindo-se em espaços como o Passeio dos Sabores, Passeio da Horta, Espaços Pedagógicos, e Gastronomia, onde serão realizadas diversas degustações, provas e divulgação dos vários eventos do sector espalhados pelo país. O evento contará também uma completa programação lúdico-cultural, com a realização de diversas animações e espectáculos.

O público profissional terá a oportunidade de participar em diversos eventos técnicos e conhecer no espaço de Exposição produtos e serviços para a fileira agro, máquinas, equipamentos e tecnologias.

O PORTUGAL AGRO conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar, o patrocínio oficial da Caixa de Crédito Agrícola e o envolvimento operacional de meia centena de entidades e organismos regionais e sectoriais.

Sector agroalimentar português com forte potencial de crescimento

As exportações do agroalimentar cresceram 7,8% em 2013 e no período de 2007 a 2013 em média também acima dos 7%, mais do dobro do total da economia em matéria de exportações. De sublinhar o facto da taxa de cobertura das importações pelas exportações ter vindo a progredir sustentadamente ao longo dos últimos anos, de 53,3% em 2011, para um valor acima dos 60% em 2013.

De salientar que Espanha, Angola, Rússia, África do Sul, Brasil, Holanda, Estados Unidos, são alguns dos vários mercados que se têm revelado mais atractivos na procura de produtos agroalimentares portugueses.

Fonte:  FIL

Sem comentários:

Enviar um comentário