quinta-feira, 10 de julho de 2014

Portugal, um "país produtor de excelência"



A PortugalFoods promoveu, em Junho, a primeira edição do PortugalFoods@ME, uma iniciativa de promoção e internacionalização de Portugal, nas suas vertentes empresarial e de investigação científica e tecnológica agroalimentares, que teve lugar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a associação responsável pela inovação e internacionalização das empresas do sector agroalimentar português e as insígnias participantes, o balanço da acção PortugalFoods@ME é "muito positivo".

"O interesse deste mercado relativamente a produtos dirigidos à saúde e bem-estar, mas que conservam a sua autenticidade, é muito vincado e evidente", esclarece Ondina Afonso, directora executiva da PortugalFoods. "Os visitantes mostraram-se muito surpreendidos e agradados com a oferta de Portugal e também com o potencial tecnológico do país. No final, Portugal foi percepcionado como um país produtor de excelência, nos produtos e no conhecimento", acrescenta.

Cerealis, Chocolame, Conserveira do Sul, Derovo, Heldani Foods, Imperial, Maxiprimus, Pure/Primor, Senras Diary e Sunlover foram as empresas portuguesas participantes.

Paula Martins, responsável de exportação da Chocolame, empresa de sobremesas e produtos de confeitaria, sublinha que "o contacto in loco com diversos agentes de mercado e a visita a algumas lojas das cadeias de retalho da região permitiu confirmar o posicionamento do produto". A linha Bolos de Chocolate e Biscoito Chocolame, "uma gama inovadora elaborada com ingredientes naturais e cujo processo de fabrico segue as normas de segurança alimentar IFS (International Food Standard)" foi, segundo a representante da marca, a mais apreciada da Chocolame entre os visitantes da PortugalFoods@ME: "Tivemos a oportunidade de constatar que o mercado do Médio Oriente, designadamente a região dos Emirados Árabes Unidos, procura produtos importados de excelente qualidade. E Portugal tem produtos excelentes. É, por isso, extremamente motivador alimentar esta descoberta e registar a surpresa e o reconhecimento, muito positivo, destes mercados."

A Chocolame aposta na presença em mercados internacionais – Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Angola, Suíça e Rússia – há cerca de dois anos. Em relação ao Médio Oriente, e concretamente aos mercados dos Emirados Árabes Unidos, Israel e Turquia, a empresa assegura estar "ainda em fase de contactos e prospecção". A profissional reconhece, contudo, que "a participação nestas acções de promoção é de extrema importância para a construção da notoriedade, divulgação da qualidade e apresentação do caráter inovador dos produtos portugueses"

Também Jorge Leitão, director geral da Maxiprimus, refere que "o mercado do Médio Oriente ainda não tem peso no volume de negócios" da empresa. Todavia, estima que, num futuro a curto e médio prazo, este mercado possa vir a representar 10% das vendas anuais. A consolidação da presença da Maxiprimus na SIAL Middle East – Abu Dhabi, em Novembro de 2013, e a sua participação na acção PortugalFoods@ME permitiu à empresa confirmar que as suas sobremesas ultracongeladas e de 5.ª gama têm o seu espaço nesta zona do globo, assegura o director geral da Maxiprimus. Os preços competitivos, a apetência do sector para um tipo de oferta de qualidade superior e os prazos de validade alargados são, segundo o responsável, alguns dos factores que poderão ajudar a explicar o sucesso da marca no Médio Oriente.

Quanto aos produtos da Maxiprimus que mais impressionaram os visitantes, Jorge Leitão destaca "a linha fondant, com os seus Petit Gâteau de Chocolate, Black & White e Caramelo, a par dos Pastéis de Nata e do novo Toucinho do céu".

No total, foram estabelecidos, no âmbito do PortugalFoods@ME, cerca de 40 contactos entre as empresas e universidades presentes e diversos importadores e distribuidores do Médio Oriente, que resultaram nos primeiros passos para a concretização de negócios e parcerias. Foram ainda efetuados contactos com a ADFCA (Abu Dhabi Food Control Authority), organismo influente no registo e na aprovação de novos produtos para importação nos Emirados Árabes Unidos, e com decisores da sociedade económica, na área alimentar.

"Sabemos hoje que, no contexto cultural dos Emirados Árabes Unidos, é relevante a continuidade e consistência da nossa presença local, assim como a repetição dos contactos estabelecidos para obter a adesão e participação deste mercado em acções de divulgação e promoção de Portugal e para credibilizar a marca-país", afirma Isabel Oliveira, responsável pela área de internacionalização da PortugalFoods.

Ao nível do saber e do conhecimento, a equipa da PortugalFoods teve oportunidade de visitar e reunir com investigadores de duas entidades do ensino superior emirati. "Foram efectuadas abordagens evidenciando o potencial tecnológico nacional das universidades portuguesas, com o objectivo de despertar o interesse deste mercado" relativamente a possíveis parcerias, focadas na Inovação e no Desenvolvimento Tecnológico, com Portugal, destaca Ondina Afonso. Também Isabel Braga da Cruz, responsável pela área de conhecimento da PortugalFoods, refere que Portugal fez "xeque-mate ao apresentar produtos alimentares das empresas portuguesas e associadas da PortugalFoods, que resultaram de parcerias conjuntas entre as empresas e as universidades portuguesas".

Recorde-se que a PortugalFoods esteve presente nas duas últimas edições do SIAL Middle East e encontra-se já a preparar a presença colectiva para a edição de 2014, que tem lugar em Novembro.

A acção PortugalFoods@ME reuniu dez empresas do sector agroalimentar nacional e recebeu a visita de grandes importadores e distribuidores do Médio Oriente, autoridades oficiais e reguladoras e representantes das entidades do sistema científico local. Também a Comunicação Social e diversos opinion makers da região marcaram presença na iniciativa.

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