quarta-feira, 25 de março de 2015

Câmara duplica hortas biológicas em Leiria

Quinta da Gordalina vai receber os novos talhões

   
                                  Hortas Verdes A Câmara de Leiria prepara-se para lançar mais um espaço na cidade de Leiria dedicado à agricultura biológica em talhões localizados na área urbana da cidade.
Aos 23 talhões que estavam já a ser utilizados há um ano na encosta do castelo no âmbito do projeto "Hortas Verdes", juntam-se agora na Quinta da Gordalina outros tantos participantes numa iniciativa que o vereador dos Espaços Verdes classifica de "sucesso".

   "Perto do castelo está cheio, aqui está quase. Por ano, tencionamos semear mais talhões pela cidade, de forma a potenciar o que conseguimos fazer aqui: dar condições para trabalhar na agricultura biológica, aproveitando a proximidade de centenas de habitações", sublinhou Lino Pereira. 

   O espaço, com 36 talhões com 35 metros quadrados cada, começou esta semana a ser ocupado por 23 pessoas/famílias, sendo que a 11 de abril está já agendada a primeira ação de formação em agricultura biológica.

   Um dos objetivos municipais é tratar dos espaços existentes nas áreas urbanas, mantendo-os com utilidade envolvendo os munícipes.

   O projeto Hortas Verdes, promovido pela Câmara de Leiria, disponibiliza espaços dedicados à agricultura biológica que podem ser arrendados pelos munícipes, após candidatura.

   Os munícipes interessados na utilização de 35 metros quadrados, que constitui cada parcela de terreno destinada a atividade agrícola sustentável, devem preencher a respetiva ficha de inscrição disponível no 'site' do Município de Leiria e enviá-la para: cmleiria@cm-leiria.pt ou hortasverdes@cm-leiria.pt

   Em alternativa, pode levantar o documento no Balcão Único de Atendimento na Câmara Municipal de Leiria, o qual depois de preenchido poderá entregá-lo acompanhado de uma cópia do Bilhete de Identidade e NIF ou Cartão de Cidadão e cópia de documento comprovativo de morada (ex. recibo de água ou de eletricidade).

   Pode candidatar-se a utilizador das Hortas Verdes qualquer munícipe que não possua terreno próprio na sua área de residência, residente no concelho de Leiria.

   Os candidatos são selecionados de acordo com a ordem de inscrição, a proximidade de residência ao local da horta e a disponibilidade de talhões da autarquia.

   Só será atribuído um talhão por agregado familiar, não sendo possível a duplicação de talhões noutras hortas similares.

   Os utilizadores das Hortas Verdes de Leiria podem cultivar qualquer conjunto de produtos desde que se enquadrem na categoria de hortícolas, ervas aromáticas e medicinais, potenciando as consociações de acordo com os princípios da agricultura biológica, para autoconsumo ou recreio.

   Todos os utilizadores terão formação inicial em agricultura biológica, por forma de garantir que adquirem competências para a prática de agricultura biológica.

   Para o esclarecimento de qualquer dúvida ou informação adicional deverá consultar o respetivo Regulamento do Projeto Hortas Verdes.

   A adoção de boas práticas agrícolas, com especial relevância para as práticas culturais biológicas, bem como um meio de apoio à subsistência alimentar das famílias, são duas das ideias que fundamentam a iniciativa. 

   O 'Hortas Verdes' quer promover o autoconsumo de alimentos produzidos e incentivar hábitos de vida saudáveis, através do contacto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre. 

   O projeto procura igualmente combater o 'stress' e o sedentarismo, assim como promover a manutenção de relações sociais e espírito de comunidade. 

   Fonte: GRPG|CML

Sem comentários:

Enviar um comentário