terça-feira, 24 de março de 2015

ONU financia projectos em São Tomé e Príncipe com nove milhões de euros

23-03-2015 
 

 
As Nações Unidas vão financiar nos próximos dois anos projectos de combate à pobreza ou desenvolvimento sustentável em São Tomé e Príncipe, no valor de 9,2 milhões de euros.

O secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades são-tomense, Francisco Fernandes, adiantou a jornalistas que os projectos abrangidos pelo financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) referem-se à luta contra a pobreza e alcance dos objectivos do milénio, governação democrática e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Para que os objectivos sejam atingidos, segundo Francisco Fernandes, «é imprescindível uma liderança forte e apropriação dos planos anuais por parte das autoridades nacionais».

«Nesse sentido, torna-se necessário a eficaz monitorização que se afigura como condição necessária para que os resultados sejam alcançados, isto é, que tenha um impacto na melhoria significativa nas condições de vida das populações mais desfavorecidas e melhoria do sistema de coordenação da base de dados para os parceiros de ajuda ao desenvolvimento», explicou.

O PNUD alerta as autoridades são-tomenses para «uma verdadeira apropriação dos projectos inscritos» para financiamento para que as verbas sejam libertadas.

«Esperamos que no final de 2016 possamos utilizar todos os fundos que foram postos à disposição do Governo» disse António Viegas, representante do PNUD.

Os projectos destinam-se a aplicar regras de boa governação, acesso dos jovens e mulheres aos benefícios da produção, assim como beneficiar as populações mais vulneráveis com os serviços sociais básicos.

Relativamente ao meio ambiente, o financiamento do PNUD deverá permitir também uma melhor gestão da prevenção dos riscos e catástrofes naturais.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário