quarta-feira, 25 de março de 2015

Marcada manifestação devido ao ataque dos lobos

Março 24
11:53
2015

Devido ao contínuo ataque dos lobos aos rebanhos, os criadores de gado de Terras de Bouro marcaram uma manifestação para o próximo dia 26 de Março, em Braga, na abertura da Agro 2015.

Vão ser exigidas medidas que venham a minimizar o efeito do ataque dos lobos aos rebanhos.

Os ataques são cada vez mais frequentes, dizimando ovinos, caprinos e bovinos e, mesmo, cavalos, sendo que alguns animais são levados pelos lobos e não deixam o testemunho necessário para que seja pedida a respectiva indemnização.

Os lobos estão a avançar cada vez mais e os ataques começam a aproximar-se já das aldeias, o que pode vir a pôr em risco a segurança das populações, sobretudo das crianças.

Vai ser pedido que seja alterado o estatuto do lobo, de modo a que se possa começar a controlar a sua expansão demográfica. É, também, exigido que as indemnizações sejam pagas nos sessenta dias estipulados pela lei e que também venham a cobrir os tratamentos aos animais que ficam só feridos.

Enquanto isto, realizou-se uma sessão de esclarecimento no final de Fevereiro, na Serra d'Arga, com a presença do Director Regional de Agricultura do Norte, cujas palavras provocaram a ira dos agricultores presentes, pois este afirmou que "se o lobo pode ser uma fonte de prejuízo, é uma oportunidade", apontando o turismo que pode ser trazido à região pela existência das alcateias de lobos.

Sem comentários:

Enviar um comentário