terça-feira, 24 de março de 2015

Magos Irrigation Systems desafia agricultores a poupar 10% de água

23 de Março de 2015


A Magos Irrigation Systems patrocinou um debate sobre Uso Eficiente da Água, realizado a 12 de Março, em Beja, onde apresentou soluções inteligentes de rega aos agricultores do Alentejo, desafiando-os a poupar 10% de água. Uma proposta que surge em linha com as novas medidas do PDR 2020.
O evento reuniu cerca de 200 agricultores, técnicos e representantes das entidades oficiais no auditório da EDIA, provando o interesse e atualidade do tema do regadio em Portugal.
A Magos Irrigation Systems demonstrou que a rega eficiente é um fator de sucesso na agricultura, sendo para tal fundamental o dimensionamento inteligente do sistema de rega, a escolha dos emissores mais adequados a cada cultura e o recurso a sistemas de informação e gestão integrada em tempo real (variadores de velocidade, programadores, estações meteorológicas e sondas). Subjacente à apresentação, conduzida por Guilherme Vidigal, projetista da Magos Irrigation Systems, esteve um desafio: poupar 10% de água, sem afetar a produtividade das culturas.
Pedro Teixeira, diretor-geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), revelou que as intenções de investimento em regadio em Portugal totalizam neste momento 1.000 milhões de euros. Por sua parte, o presidente da EDIA e anfitrião do evento, José Pedro Salema, anunciou que até final de 2015 estarão infraestruturados 88.000 hectares no perímetro de rega do Alqueva e que nas áreas limítrofes existem mais 7.000 hectares com condições de beneficiar da água do Alqueva, mediante pequenos investimentos dos agricultores.
«O potencial de crescimento da agricultura no Alentejo é enorme e os agricultores estão a transitar das culturas de sequeiro para culturas de regadio, algumas bastante inovadoras. A Magos Irrigation Systems abriu uma filial em Beja porque quer acompanhar esta nova dinâmica, ajudando os agricultores a tirar o máximo partido da água disponível», afirma António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems, destacando os ativos estratégicos da empresa: «Temos equipas especializadas no terreno, um sólido know-how técnico e provas dadas da nossa capacidade ao nível do projeto, instalação e assistência técnica a sistemas de rega, trabalhando com algumas das maiores casas agrícolas em Portugal».
Um indicador interessante revelado pelo diretor-geral da DGADR é que 70% da rega em Portugal é realizada através de sistemas sob pressão, o que prova a crescente profissionalização da agricultura nacional.
A expectativa maior do evento recaia sobre a nova medida do PDR 2020 "Uso Eficiente da Água", regulamentada através da Portaria n.º 50/2015 de 25 de Fevereiro. Esta medida prevê apoios aos agricultores que usem sistemas de rega por aspersão, localizada (micro aspersão, gota-a-gota) ou subterrânea, assegurando uma poupança mínima de 7,5% nos consumos anuais da água da rega.

Alexandra Dinis, responsável da Autoridade de Gestão do PDR2020, revelou que a medida está a ser operacionalizada e que as candidaturas aos apoios abrirão em breve, estando a ser definidas as regras para reconhecimento dos "regantes".
Francisco Gomes da Silva, docente do Instituto Superior de Agronomia, que falou sobre regadio público e preço da água, defendeu que o setor agrícola e o Estado têm vantagens em explicar à opinião publica o valor que o regadio representa para a sociedade, ajudando a fixar as populações no território e a gerar riqueza, nomeadamente no Alqueva.

fonte: nota de imprensa

Sem comentários:

Enviar um comentário