sexta-feira, 17 de abril de 2015

Copa-Cogeca e CE destacam fracas perspectivas para o sector de gado bovino europeu

14-04-2015 

Numa reunião com especialistas de alto nível da Direcção-geral da Agricultura e Comércio da Comissão Europeia, o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, e o presidente do grupo de trabalho sobre a carne de bovino, Jean-Pierra Fleury, destacaram que a situação do mercado na Europa continua difícil.

Jean-Pierre Fleury afirmou que «o sector da carne de bovinoé muito frágil desde o ponto de vista estrutural e os rendimentos baixos do mesmo, o que é problemático, em particular, para os produtores especializados em carne de bovino que é a sua única fonte de rendimentos. A situação tem vindo a piorar depois da perda do mercado russo, o principal mercado de exportação para a União Europeia (UE). Por isto, é fundamental para a Europa encontrar novas e adicionais saídas de mercado».

O responsável pelo grupo de trabalho referiu ainda que «o consumo de carne está estagnado e a situação de mercado destes produtos pode continuar a destabilizar como consequência das flutuações no sector do leite europeu e as repercussões das excessivas existências no mercado para os animais destinado ao abate».

Fleury alertou ainda para as «importações adicionais na União Europeia como consequência dos acordos comerciais actualmente em negociação também poderem vir a aumentar as quantidades comercializadas e, logo, ameaçar a produção e carne europeia, o que pode ter um grave impacto nas zonas rurais onde fazem falta outras fontes de emprego".

Para concluir, o secretário-geral do Copa-Cogeca referiu as negociações bilaterais de comércio livre entre a UE e os Estados Unidos da América (EUA), afirmando que representam tanto oportunidades como desafios. «Os Estados Unidos são o nosso principal parceiro para as nossas explorações agrícolas. Contudo, vão permanecer atentos e fazer tudo o que for possível para proteger o sector de carne de bovino europeu e os métodos de produção específicos. Para além disso, antes de avançar com mais negociações, é fundamental abordar os obstáculos sanitários e fitossanitários ao comércio», declarou Pekka Pesonen.

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário