sábado, 18 de abril de 2015

Embaixadores dos principais países com comércio com a UE contra futura legislação OGM

Abril 17
11:58
2015

Os embaixadores dos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Argentina, manifestaram-se, ontem, contra a proposta da Comissão da nova legislação para a aprovação de novos OGM's para consumo na União Europeia (UE).

A proposta da Comissão, que dá poderes aos estados-membros para proibir a comercialização para consumo de OGM's aprovados por Bruxelas, está na fase de consulta inter-serviços, tendo sido restringida só a cinco direcções gerais.

Esta proposta segue a linha da que foi aprovada para a sementeira de OGM's e os resultados da consulta deviam ter sido publicados esta semana, mas, talvez devido à polémica que está a gerar, só serão publicados na próxima semana de 22 de Abril.

Não está, ainda, claro se a aprovação das 19 variedades OGM's para consumo, em que algumas delas já esperam mais de 1 ano, também será feita no dia 22 de Abril.

Na carta enviada pelos embaixadores pode ler-se que a não-aprovação destes OGM's vai trazer graves problemas de perda de competitividade à pecuária europeia e, depois, grandes dificuldades nas negociações comerciais futuras.

Os embaixadores também referem o facto de, em 2014, nenhum evento OGM ter sido aprovado na UE, o que acontece pela primeira vez desde 2011 e esta postura vai pôr em risco as importações europeias de matérias primas para rações, sobretudo de proteína vegetal, de que a UE é fortemente deficitária.

Sem comentários:

Enviar um comentário