domingo, 12 de abril de 2015

Uma «cidade agroalimentar» vai nascer no Vale de Santarém



 12 Abril 2015, domingo  IndústriaIndústria alimentar

O protocolo para a instalação do Centro de Competências para a Agricultura e a Agroindústria na antiga Estação Zootécnica Nacional (EZN), situada na Fonte Boa (Vale de Santarém), vai ser assinado no dia 23 de abril..

O documento, que estabelece a parceria entre as nove entidades envolvidas - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Câmara de Santarém, Nersant, Agrocluster Ribatejo, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Santarém e a Escola Superior Agrária de Santarém - resulta do memorando de entendimento assinado em dezembro e antecede o passo seguinte, que é a captação de receitas para a instalação do centro de competências.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), explicou que a estratégia passa por apresentar uma candidatura a fundos comunitários que permita a instalação do centro na antiga EZN.
«É uma medida muito importante para Santarém e para toda a região porque permitirá criar uma espécie de cidade agroalimentar, ligada à investigação neste setor, que vai permitir fazer renascer a antiga Estação Zootécnica Nacional que assim poderá retomar o vigor que teve no passado», afirmou o autarca.
Ricardo Gonçalves acredita que o centro de competências vai fixar no concelho muita "massa cinzenta", que não se vai limitar a trabalhar no projeto mas também passar a residir na região.
A aposta na Agricultura e a Agroindústria foi identificada como um eixo crucial na estratégia dos onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que querem aproveitar o atual quadro comunitário de apoio (2014-2020) para transformar a região numa referência nacional e internacional nestes setores.
No dia 16 de abril, quinta-feira, haverá uma nova reunião com todos os parceiros, que servirá para começar a alinhavar os projetos - e respetivos montantes - a candidatar aos fundos comunitários.
Rede regional

Sem comentários:

Enviar um comentário