sábado, 18 de abril de 2015

Ministra da Agricultura destaca potencial exportador do setor dos kiwis

17/4/2015, 17:43
A ministra da Agricultura disse, em Felgueiras, que o setor da produção de kiwis apresenta um grande potencial de crescimento, sobretudo no mercado da exportação.


OCTÁVIO PASSOS/LUSA

A ministra da Agricultura disse, em Felgueiras, que o setor da produção de kiwis apresenta um grande potencial de crescimento, sobretudo no mercado da exportação.

"A minha convicção é de que é um setor com grande potencial de crescimento. Nós temos kiwis de muito boa qualidade que ombreiam ou superam os melhores do mundo. Somos o quarto produtor europeu de kiwi e o décimo mundial", afirmou.

Em declarações aos jornalistas após ter discursado no III Congresso Nacional do Kiwi, que decorre até sábado em Felgueiras, a governante disse haver cada vez mais pequenos e jovens agricultores a olharem para as possibilidades de crescimento do setor.

"Estando a produção bem organizada, pode ser adequada a pequenas parcelas, como temos na região norte do país", assinalou.

Assunção Cristas recordou, por outro lado, que os agricultores com pequenas parcelas não estão impedidos de produzir, desde que estejam associados através da organização de produtores.

Esse processo, assinalou, "permite depois abastecer mais mercados internacionais".

O kiwi já é exportado para muitos países e pode chegar a muitos outros", sublinhou.

Na produção de kiwi 46% dos produtores estão organizados, uma média acima da nacional na agricultura.

Para a ministra, o trabalho de organização da produção, "que no caso do kiwi se vê de forma exemplar", é algo que o Governo quer prosseguir, "apoiando com majorações no PDR 2020″.

A propósito do Plano de Desenvolvimento Rural do anterior quadro comunitário, a governante recordou que dos 40 milhões de euros investidos no setor, 25 milhões reportaram a explorações de jovens agricultores.

Aqueles investimentos, concluiu, traduziram-se em mais 850 hectares de produção de kiwis.

Sem comentários:

Enviar um comentário