sábado, 18 de abril de 2015

Ministra da Agricultura assegurou que Alqueva vai continuar a ser «prioridade máxima»

17-04-2015 
  
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, afirmou que o projecto do Alqueva continua a ser uma «prioridade máxima» nas suas funções e prometeu desenvolver um estudo aprofundado sobre o preço da água no sector agrícola.

Assunção Cristas, que falava no Estoril no encerramento do fórum Agroin, sublinhou que o calendário previsto para o projecto do Alqueva «está a ser cumprido».

«Estamos a começar a campanha de rega e temos já 88 mil hectares infra-estruturados, mas no próximo ano teremos 120 mil hectares prontos, emboras saibamos que há trabalho de casa. O nosso compromisso é este. Há quase 200 milhões de euros de investimento público no terreno», frisou. A ministra avaliou o projecto como de «maior importância» por poder garantir água aos agricultores, mesmo em anos de seca.

«Quando falo do projecto de Alqueva, que é o maior projecto de irrigação e no qual se pode fazer agricultura com garantia de água mesmo se, por azar, as alterações climáticas fizerem com que tenhamos até quatro anos de seca, a água continua a lá estar e o solo permite produzir, as pessoas ficam impressionadas», sustentou Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura mostrou ainda intenção de atrair pessoas novas para a região para «conhecerem a possibilidade de transformar uma terra numa terra de água, de regadio, com possibilidade de produzir coisas diferentes».

«O desafio é passarmos dos 62 por cento de adesão ao regadio e caminhar para números ainda mais ambiciosos. Gostaríamos que cada hectare infra-estruturado no Alqueva com rega pudesse ser aproveitado», acrescentou.

Assunção Cristas admitiu ainda que a questão sobre o preço da água no sector é «altamente complexa» e preocupa também o Governo. «Os agricultores mostram-se preocupados com o preço da água e os limites que não podem ser suportados em certas culturas. Essa é uma preocupação nossa também, até porque todo este investimento só faz sentido se depois puder ser aproveitado», referiu.

Assim, a ministra prometeu tratar o tema «com muito rigor» e fazer um estudo aprofundado para saber como fazer os regadios noutras regiões, inclusive em Espanha, na região da Extremadura e Andaluzia.

A 2.ª edição do fórum Agroin, que decorreu  no Centro de Congressos do Estoril, foi dedicada à região do Alqueva, sob o tema "gerir e rentabilizar em regadio", e juntou 150 profissionais.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário