sábado, 18 de abril de 2015

Os maiores em vendas no mundo no vinho


13 Abr 2015 < Início < Notícias
Que continente mais contribuiu para estabelecer no mundo o conhecimento e a cultura do vinho? A resposta é fácil: a Europa.
Que continente detém os países com maior consumo per capita de vinho? A Europa, com 13 países na lista dos 15 maiores do mundo! Em que continente estão os países com maior área de vinha? Pois claro, a Europa. E ondes estão os 3 países que mais vinho produzem? Na Europa.
Contudo, no ranking das 10 marcas de vinho que mais vendem a nível mundial, nenhuma é europeia.

Surpreendido? Veja agora se conhece estas marcas: Barefoot, Gallo, Sutter Home ou Hardys? São algumas das marcas no top 10 mundial, de acordo com estimativas da revista Drinks Business, combinando valores fornecidos pelas marcas e por estimativas da indústria vínica.
Algumas destas marcas são quase desconhecidas do enófilo português porque têm os seus mercados-alvo noutros países. Especialmente o americano, que é, desde 2014, o maior do mundo, ultrapassando a França. Nesse ano, os americanos absorveram 2,91 mil milhões de litros de vinho, o equivalente a quase cinco vezes o total da produção nacional portuguesa no mesmo ano (620 milhões de litros)! Mas afinal estamos a falar de quanto vinho? Pois bem, apenas duas marcas da E&J Gallo Winery - a Barefoot e a Gallo, as duas primeiras do 'top ten' - lançaram para o mercado respectivamente 216 milhões e 174 milhões de garrafas de vinho. Numa só empresa produtora e num só ano! Para ficarmos com uma melhor ideia, poderemos dizer que estas duas marcas combinadas produzem o equivalente a acerca de metade de toda a produção nacional de vinho! Mais uma curiosidade: o maior produtor português, a Sogrape, em todas as regiões do país e levando ainda em conta os seus projectos na Argentina, Chile, Espanha e Nova Zelândia, em todas as marcas, terá vendido em 2014 o equivalente a mais de 76 milhões de garrafas.

Mercados internos e mercados globais
Qual é a explicação para não haver uma única marca europeia neste ranking? Por um lado temos que ver, logo à partida, a dimensão do país. Com uma população de mais de 300 milhões de pessoas, os Estados Unidos (com 4 marcas nos 5 primeiros) registam crescimentos regulares no consumo de vinho per capita desde há vários anos (10, 42 litros por americano em 2012). O caso da Austrália é completamente diferente: na população ('apenas' 22 milhões) e no consumo (24 litros per capita em 2012, o dobro dos EUA mas metade de Portugal). O que ambos os países têm em comum é a estrutura empresarial, onde há empreendorismo (e financiamento) para formar empresas de grande dimensão. Nos EUA para abastecer o gigantesco mercado interno. Na Austrália também para o interno e, sobretudo, para o externo. No ano passado a Austrália exportou cerca de 700 milhões de litros de vinho, mais do que produção total de Portugal.
Não espanta assim que sejam estes os dois países que possuam maior número de marcas no top 10 mundial de vendas. O único 'intruso' nesta lista é a chilena Concha y Toro, a segunda maior em área de vinha no mundo, com cerca de 10.700 hectares, distribuídas por Chile (a maioria), Argentina e EUA. A marca Casillero del Diablo (a mais conhecida da empresa) é exportada para mais de uma centena de países. Já agora, qual é o produtor que tem mais área de vinha própria? É a australiana Treasury Wine Estates (detentora da marca Lindeman's) com cerca de 11.000 hectares, em quatro países (Austrália, EUA, Nova Zelândia e Itália).
A Lindeman's, já agora, também está no top 10 mundial...
Os países maiores produtores
Uma curiosidade final: apesar de terem as mais poderosas empresas produtoras, nem Estados Unidos (4º no mundo) nem Austrália (6º) não estão na lista dos três países que mais vinho produzem. O topo do ranking de 2014 é ocupado por França, Itália e Espanha, que, mesmo assim, têm registado quebras regulares desde 2000.  
Tal como, aliás, todos os outros países europeus, Portugal incluído. O nosso país ocupa o 11º lugar no mundo da produção mundial. Em contrapartida, todos os maiores produtores extra-europeus têm aumentado a produção desde o início do século: Estados Unidos (5%), Argentina (21%), Austrália (56%), China (12%), África do Sul (64%) e Chile (50%). A única excepção é o Brasil (14º produtor mundial), que desceu 23% a produção desde 2000.
Resumindo, o "Velho Mundo" está a produzir cada vez menos enquanto o Novo Mundo produz cada vez mais. Os próximos anos prometem....
As marcas que mais vendem no mundo e produção estimada de garrafas em 2014 (em milhões)
1 Barefoot (E&J Gallo Winery, EUA) 216
2 Gallo (E&J Gallo Winery, EUA) 174
3 Concha y Toro (Concha y Toro, Chile) 170
4 Robert Mondavi (Constellation Brands, EUA) 145
5 Sutter Home (Trinchero Family Estates, EUA) 130
6 Yellow Tail (Casella Wines, Austrália) 126
7 Hardys (Accolade Wines, Austrália) 113
8 Lindeman's (Treasury Wine Estates, Austrália) 97
9 Beringer (Treasury Wine Estates, EUA) 89
10 Jacob's Creek (Pernod Ricard Winemakers, Austrália) 72

Nota: estes valores baseiam-se numa combinação de valores fornecidos pelas marcas e por estimativas da indústria vínica.
 
Fonte: Revista de Vinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário