quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Promoção dos vinhos portugueses vai ser concertada

por Patrícia Guimarães 5 de Dezembro - 2012

A promoção dos vinhos de Portugal vai passar a ser realizada numa ação
concertada entre os vários agentes do setor, organismos, associações
profissionais e regiões demarcadas.

O objetivo é evitar desgastes de mercados, mas também rentabilizar o
investimento, evitando a duplicação de ações de promoção dos vinhos
nacionais nos mesmos mercados ou países.

A novidade foi apresentada no Fórum Vinhos de Portugal, onde foram
dadas a conhecer as diversas ações de divulgação programadas para o
ano que se avizinha. O ano de 2013 conta com um orçamento semelhante
ao deste ano - sete milhões de euros, que se distribuem por dois
milhões destinados ao mercado dos EUA, um milhão para promoção no
Brasil, cabendo a mercados como Canadá, China e Angola verbas que
rondam os 500 a 700 mil euros.

As maiores apostas de promoção da ViniPortugal passam pelos Estados
Unidos, Canadá, Brasil, Angola e China, mercados que representam uma
parte significativa das exportações de vinho nacional e que continuam
a apresentar um forte potencial de crescimento. Na Europa, os maiores
investimentos estão destinados à Alemanha, Reino Unido, Suécia,
Noruega, e Finlândia.

De acordo com o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, as
exportações de vinhos portugueses cresceram 9,9% no primeiro semestre
deste ano, face ao período homólogo de 2011, atingindo 304,3 milhões
de euros: "Esperamos que, este ano, Portugal chegue aos cerca de 690
milhões de euros de exportações", sublinha Jorge Monteiro, ressalvando
ser necessário acompanhar o desenvolvimento económico dos países
emergentes, onde o crescimento de uma classe média tende a
"ocidentalizar alguns costumes" como o consumo de vinho.

http://www.enovitis.com/news.aspx?menuid=8&eid=5569&bl=1

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