quarta-feira, 18 de junho de 2014

Câmara de Vila Real anuncia apoio para produtores de gado do concelho

 17-06-2014 
 


 
A Câmara de Vila Real anunciou um apoio financeiro aos criadores de gado do concelho, em função do número de animais que tenham, uma medida que pretende apoiar e incentivar a produção pecuária.
 
«Ainda temos muita gente que tem na agricultura o seu principal meio de subsistência, isto é um contributo que a câmara está a dar ao mundo rural que tanta importância tem no concelho», afirmou o vereador Carlos Silva.
 
O autarca salientou a importância do sector para o concelho, até porque quase um terço deste território está ocupado com área agrícola, cerca de 13.227 hectares, merecendo destaque a vitivinicultura nos territórios das freguesias inseridas na Região Demarcada do Douro, e a actividade pecuária nos territórios montanhosos integrados no maciço montanhoso Marão-Alvão.
 
Estas explorações assentam fundamentalmente nas pequenas unidades de natureza familiar, que se caracterizam pela pouca sustentabilidade financeira. Segundo o município, os elevados custos associados à produção, são um factor que pode contribuir para que sejam negligenciadas as responsabilidades em termos de saúde pública e animal.
 
Para apoiar os produtores, a autarquia decidiu agora dar uma ajuda financeira na vacinação anual obrigatória do efectivo bovino, ovino e caprino. Carlos Silva referiu que o município decidiu atribuir, por cada animal, uma ajuda de cinco euros para a produção de bovinos e um euro para os pequenos ruminantes ovinos e caprinos.
 
O autarca disse ainda que, de acordo com o efectivo registado no concelho, a autarquia estima que o valor global do apoio ronde os 20 mil euros anuais. Os produtores terão que se candidatar a esta ajuda durante o mês de Fevereiro de 2015 e as verbas serão atribuídas em Março. O apoio dado em 2015 será referente à sanidade obrigatória do ano de 2014.
 
Podem-se ter acesso a este subsídio os produtores que sejam titulares de explorações agro-pecuária no concelho, tenham cumpridas anualmente todas as obrigações legais em termos sanitários e tenham a situação regularizada com a Segurança Social, Finanças e município.
 
Este ano, o município transmontano associou-se às comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar para, segundo Carlos Silva, divulgar os produtos agrícolas produzidos no concelho e contribuir para o desenvolvimento sócio-económico.
 
Neste âmbito, o município já abriu o mercado dos produtos da terra, que decorre todos os sábados, e realizou um festival da carne maronesa.
 
Entre os eventos previstos está a primeira "Feira da Batata da Campeã", em Setembro, e depois, em Novembro, realizar-se-á também a primeira "Mostra Florestal do Concelho de Vila Real", no qual se procurará mostrar «todas a mais-valias económicas, sociais e ambientais do sector florestal».
 
O programa das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar termina com o colóquio "A nova Política Agrícola Comum (PAC) no contexto da agricultura familiar".
 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário