segunda-feira, 16 de junho de 2014

Excesso de produção põe mirtilo a metade do preço habitual


Publicado ontem às 18:20
O excesso de produção do mirtilo em Portugal, que coloca alguns jovens produtores em apuros, está relacionada com o facto de Portugal ter cada vez menos capacidade de escoar o fruto para mercados externos.
A empresa que concentra a comercialização e exportação de mirtilos em Portugal vai vender este fruto por cerca de metade do preço habitual entre segunda-feira e sábado, por causa do excesso de produção em relação à procura.
Em declarações à TSF, o presidente da Mirtilusa explicou que o aumento de produção de 70 para cem toneladas pode colocar em causa alguns dos projetos de financiamento que alguns produtores se candidataram.
«Se não conseguirmos exceder o stock esta semana o mais provável é interromper a apanha do fruto. Só que isso vai ser o caos, porque vai toda a gente refletir em relação à produção de mirtilos», explicou José Carlos Sousa.
Caso isto se verifique, o presidente da Mirtilusa mostrou-se preocupado com o futuro dos jovens produtores que fizeram candidaturas perante uma plantação que poderá deixar de ser rentável.
«Para consumirmos tanto mirtilo e tanta plantação que está a ser feita, as pessoas têm de abdicar de todo o género alimentar e comer só mirtilos. Acho que é uma loucura incentivar tanta gente a fazer plantações», acrescentou.
José Carlos Sousa adiantou ainda que é cada vez mais difícil escoar o mirtilo para mercados externos e lembrou que a Holanda vai deixar de comprar o fruto a Portugal na próxima semana por causa de a produção deste país já estar a funcionar.
Com a Bélgica e a França a apenas aceitarem a fruta vinda de Portugal em mercado aberto, isto significa que o preço de venda baixará para cerca de três euros por quilograma.
«Para enviarmos fruto a três euros por quilo, temos a despesa do transporte, caixa e couvette e vamos ficar com menos de um euro para pagar por quilo ao produtor, que não dá para a mão de obra da apanha do fruto», concluiu.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Mirtilo, a Romã, o D.Sebastião... enfim, qualquer coisa serve para estimular a ação, mesmo a ação sem planeamento.
É nisso que dá.
A geração dos boyzinhos pensa que governa mas rouba as oportunidades e sugere caminhos confusos ou errados.
Saberão eles o quanto existe de saber em cabeças velhas? experimentadas? sensatas?
Há quantos anos se vem dizendo que não temos agricultores em Portugal ( Miguel Cadilhe) e outras sandices próprias de filhinho de papai?
Ora senhores, tenham juízo nem que seja por escassos momentos e honrem aqueles que vos alimentam, os agricultores de antanho que estão muitas vezes mais actualizados que as novas gerações que estão aí iniciando os erros próprios para um aprendizado que poderá acontecer em algumas décadas...
Porque não financiam projectos integrando velhos sábios como antigamente se fazia?

Enviar um comentário