quinta-feira, 19 de junho de 2014

Negócio da produção de vinho pode crescer mil milhões de euros


por João Barbosa
11 de Junho - 2014
Um crescimento de mil milhões de euros é quanto o sector vitivinícola português tem pela frente. Esta boa margem para aumento foi referida por José Amaral, administrador do Banco Português de Investimentos (BPI), numa conferência realizada em Lisboa, organizada pela Independent Winegrowers Associations, que assinalou dez anos de existência.

 
O exercício estatístico, que serve de base à afirmação do banqueiro, relaciona quota de mercado de exportação, normalizada pela área vinícola, referente ao ano de 2010. Citando um estudo da Price Water House Coopers (PWC), o banqueiro considera que o alinhamento do valor acrescentado bruto (VAB) de Portugal com a média dum conjunto de seis países (Austrália, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal) significa um impacto de mil milhões de euros em 2020 – com base em 2010.

O estudo da PWC que coordena quota de mercado de exportação normalizada (linearmente) pela área de vinícola mostra que, em 2010, a Austrália tinha 9,1%, a França 8,2%, o Chile 6,6%,a  Itália 5,8%, Portugal 2,9% e a Espanha 1,8%.

O estudo da empresa de consultadoria refere que, para Portugal alcançar a média deste grupo deve, "reforçar a difusão e promoção comercial; potenciar a consolidação de produtores e de marcas para ganho de escala e coordenação; assegurar a automatização/desenvolvimento tecnológico da produção vinícola; e introduzir mecanismos de fiscalização e pagamento atempado para otimizar o aproveitamento de verbas de apoios".

Veja a notícia completa na edição de junho da revista VIDA RURAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário