segunda-feira, 16 de junho de 2014

Investigadores debatem história da agricultura familiar na região e no país

 
 GERSON INGRÊS , 16 DE JUNHO DE 2014 / 84 0

PALMELA – Realiza-se em Palmela, nos dias 27 e 28 de junho, o IV Encontro Rural Report – Rede de História Rural em Português. Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Palmela, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, este encontro decorre no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela e na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, sob o tema "Agricultura familiar na história: comunidades, economias e paisagens", e insere-se no projeto "Agricultura em Portugal: alimentação, desenvolvimento e sustentabilidade (1870-2010)".

Estes encontros anuais, descentralizados, pretendem reunir os interessados nestes temas e disseminar o debate dentro e fora da academia. O empenho do Município em promover a pesquisa histórica e a preservação do património de caráter rural determinaram a escolha de Palmela como anfitriã desta quarta edição, no ano que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou como Ano Internacional da Agricultura Familiar.

A sessão de abertura, no dia 27, às 9 horas, conta com a participação de Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela, de Isabel Rodrigo, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, de Dulce Freire da Comissão Organizadora do encontro, e de Francisco Gomes da Silva, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Destaque, também, para a apresentação da comunicação "Representações da agricultura familiar em Algeruz: de zona estuarina do Sado a terra cultivada" por Maria Leonor Campos, técnica da Câmara Municipal de Palmela, para o lançamento do livro "Palmela: chão que dá uvas. A terra e o trabalho das gentes (1945 a 1958)" de Cristina Prata, também técnica do Município, para a apresentação do projeto PROVE, da ADREPES, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, e para a mesa redonda "Da família à empresa. Produzir e vender", com a participação de Isabel Pereira (Xavier Santana Suc.), de Joana Vida (Casa Venâncio da Costa Lima) e de Joaquim Caçoete (agricultor). No dia 28, há lugar a uma visita de estudo à colónia agrícola e à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

O IV Encontro Rural Report conta com o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, da ADREPES e da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões. Entrada livre e sem inscrição prévia (à exceção da visita de estudo).

Sem comentários:

Enviar um comentário