quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projecto de Aluno do Instituto Superior de Agronomia conquista 3º lugar em prémio europeu


Manuel Penteado com Christian Radons da CLAAS


O projecto de um aluno de mestrado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Manuel Penteado, com o objectivo de optimizar a colheita em espécies perenes extensivas no âmbito da Agricultura de Precisão conquistou o 3º lugar no prémio europeu Farming by Satellite promovido pela Agência do GNSS Europeu (GSA), responsável pelas actividades de navegação por satélite na Europa.

A ideia que Manuel Penteado apresentou ao prémio Farming by Satellite resultou do trabalho de investigação realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Engenharia Agronómica sob orientação dos professores Ricardo Braga e Pedro Aguiar Pinto.

Utilizando informação obtida por detecção remota com sensores montados em aviões, o projecto propõe a caracterização das árvores segundo valores de índices de vegetação. Após validação no terreno, etapa fundamental e sempre necessária, torna-se possível identificar os indivíduos com maior produtividade e/ou melhor qualidade da produção, que interessa separar da restante população por razões técnicas e económicas. Posteriormente, é definida uma trajectória optimizada com vista à eficiente colheita (mecanizada ou manual) dessas árvores cuja produção resulta, desta forma, individualizada e de valor acrescentado.

A ideia proposta permite simultaneamente reduzir os custos de colheita e melhorar a qualidade e valorização do produto final em culturas com o olival ou o montado. Outra vantagem da metodologia proposta é a redução do impacte ambiental da actividade agrícola mediante a optimização do trajecto das máquinas agrícolas. O júri realçou ainda o significativo contributo da solução apresentada para a redução do período de colheita.

Ao prémio Farming by Satellite 2014, aberto à participação de estudantes e de jovens, concorreram 96 candidaturas e foram validadas 43. Posteriormente, um júri seleccionou seis equipas da Europa e três de África, que vão fazer a sua apresentação final, em Praga (República Checa), no dia 11 de Junho.

A lista final das candidaturas incluía equipas de Portugal (duas), Roménia, Reino Unido, Alemanha, República Checa, África do Sul, Ruanda e Quénia.

Os vencedores do prémio internacional foram anunciados a 12 de Junho, durante a realização da conferência "European Space Solutions", no Centro de Conferências de Praga.

A competição visa promover o uso do Global Navigation Satellite System (GNSS) na agricultura e seus benefícios para os agricultores, os consumidores e para a segurança alimentar, de acordo com a entidade promotora.

Fonte:  ISA

Sem comentários:

Enviar um comentário