sábado, 20 de dezembro de 2014

«A nova soja ecológica»: Uruguai regulamenta cultivo de cannabis para uso industrial


O governo uruguaio divulgou esta sexta-feira a regulamentação do cultivo de cânhamo não psicoativo, uma planta utilizada no sector têxtil, na alimentação e na cosmética e cuja exploração foi autorizada há um ano pela lei que regulamentou o mercado de cannabis no país.
O decreto que regulamenta o uso do cânhamo permitirá iniciar este cultivo no país, o primeiro da América do Sul a autorizar o cultivo desta planta - classificada pelos seus impulsionadores como a «nova soja ecológica» - para uso industrial.
Segundo o decreto publicado no site da presidência, entende-se por cannabis não psicoativa (cânhamo) as plantas ou as suas partes que não contenham mais de 1% de tetrahidrocanabinol (THC), o componente psicoativo da substância; as sementes não poderão superar 0,5% de THC.
O controlo destes cultivos estará a cargo do ministério de Gado, Agricultura e Pesca, mas os agricultores também precisarão de se inscrever no registo da Cannabis a cargo do Instituto de Regulação e Controlo da Cannabis (IRCCA), criado na lei que regulamentou em Dezembro de 2013 todo o mercado de cannabis, desde a sua produção à comercialização.

Sem comentários:

Enviar um comentário