quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

França apresenta plano de proteínas vegetais

17-12-2014 
 

 
O ministro francês da Agricultura, Stephan Le Foll, apresentou o novo plano para o desenvolvimento de culturas proteaginosas e, desta forma, reduzir a dependência com o exterior.

O anúncio coincidiu com a fusão das interprofissionais francesas de culturas proteaginosas UNIP e de oleaginosas ONIDOL, dando lugar a uma interprofissional de culturas oleo-proteaginosas.

O plano francês é constituído por três eixos. Um primeiro para promover as culturas deste tipo e reforçar a autonomia das exportações pecuárias, mobilizando fundos em forma de diversas ajudas.

Uma ajuda associada, com um orçamento toral de 49 milhões de euros, repartidos por proteaginosas, com 35 milhões de euros; soja, com seis milhões e leguminosas forrageiras desidratadas, com oito milhões de euros.

Pagamento verde da política agrícola comum (PAC), que estabelece a obrigatoriedade de rodar três culturas nas explorações com mais de 30 hectares, com maior destaque para as proteaginosas. Além disso, cinco por cento da superfície arável deve ser de interesse ecológico e o cultivo de leguminosas tem esta consideração.

Dirigir ajudas às leguminosas forrageiras, de um total de 98 milhões de euros destinados à sua produção em explorações pecuárias, ajudas de quatro milhões de euros associadas à produção de sementes de leguminosas forrageiras; ajudas agro-ambientais e outras medidas dentro dos programas de desenvolvimento rural e, por último, o Programa Ambição 2017, cujo objectivo é duplicar a superfície de culturas biológicas em 2017.

O segundo eixo de actuação é o desenvolvimento da investigação e formação. O terceiro visa melhorar as relações, aumentando a interlocução com a interprofissional de oleo-proteaginosas e com o sector dos cereais.

Fonte: Agrodigital


Sem comentários:

Enviar um comentário