terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Queda de preços na produção preocupa Confederação Nacional da Agricultura (CNA)


15-12-2014 17:30 | Economia
Fonte: Agência Lusa 

Lisboa, 15 dez (Lusa) - A quebra dos preços na produção e o escoamento dos produtos são alguns dos temas que mais preocupam os agricultores e que a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai levar na terça-feira ao Parlamento.

A CNA vai ser recebida em audiência na Comissão de Agricultura e Mar para abordar "problemas concretos da agricultura familiar", disse à Lusa o dirigente João Dinis.

A baixa "generalizada" de preços na produção e a "especulação com os preços dos fatores de produção", como o gasóleo, a electricidade, os adubos ou as rações são alguns dos assuntos que vão ser destacados.

João Dinis salientou que os agricultores são obrigados a vender os seus produtos "ao desbarato" devido aos preços ou "ficam com eles em casa por não terem escoamento".

A batata, por exemplo, que era vendida a 30 cêntimos por quilo no ano passado, foi vendida em 2014 a cerca de cinco cêntimos em média.

O mesmo responsável criticou também o facto de a comissão parlamentar não se ter feito representar no 7.º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa, que decorreu a 23 de novembro em Penafiel.

"Protestámos por causa desta ausência e convocaram-nos logo a seguir para vir ao Parlamento", disse João Dinis.

RCR// ATR

Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário