sábado, 13 de dezembro de 2014

Ainda não há acordo sobre a origem do vinho Alvarinho

Dezembro 12
09:29
2014

A Comissão Europeia pediu a Portugal esclarecimentos sobre a verdadeira origem do vinho Alvarinho, que deviam ser dados até ao fim de Novembro. Este prazo foi prorrogado até ao final de Janeiro e o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) está a organizar reuniões na região, para conseguir um acordo entre os produtores.

Apesar da primeira reunião ter corrido bem, segundo declarações do Vice-presidente do IVV Toscano Rito, ainda não existe um consenso, uma vez que existem produtores que querem que a denominação de Alvarinho seja restrita aos vinhos produzidos só em Monção e Melgaço e outros querem que a denominação seja estendida a toda a região da produção de vinho verde.

A solução pode vir a passar por uma rotulagem específica, como, por exemplo, "Alvarinho Premium" para os vinhos de Monção e Melgaço, dando assim um destaque especial a esses vinhos.

Está agendada nova reunião para o dia 17 de Dezembro e o clima de confiança entre as partes com ideias divergentes é bom, pelo que se espera uma solução de consenso.


Sem comentários:

Enviar um comentário